30 Jun. 2015

Crianças do Centro de Actividades Lúdicas da Associação de Educação Física e Desportiva de Tondela visitam estação rupestre de Molelinhos

O Museu municipal recebeu na passada quinta-feira, dia 25 de Junho, no pólo museológico de arte rupestre ao ar livre de Molelinhos, a visita de 23 crianças do Centro de Actividades Lúdicas e Desportivas da Associação de Educação Física e Desportiva de Tondela.

No âmbito da política de cooperação lúdica e cultural, entre o museu municipal e diversas associações e organizações de tempos livres para crianças, foi possível criar sinergias de interacção, em tempo de férias, entre os jovens e os espaços públicos de cariz cultural, procurando satisfazer o saber e a curiosidade das gerações mais jovens.
Foi o que aconteceu com a visita à estação de arte rupestre ao ar livre de Molelinhos, freguesia de Molelos. Devidamente acompanhados na visita orientada por um técnico do Pelouro da Cultura do Município, os jovens puderam satisfazer toda a sua curiosidade e interesse, colocando dezenas de questões perante o que iam observando.
De registar as centenas de gravuras, executadas com o recurso a três técnicas diferentes de gravação: incisão, abrasão e picotagem. De entre os motivos representados, destacam-se as armas: punhais, lanças, lâminas, falcatas e foices. Em menor número, motivos em ziguezague, reticulados, ramiformes, entre outros. A identificação da tipologia das armas permitiu aos investigadores datar as gravuras do período compreendido entre a época do Bronze Final (1250-1000/900 a.C.) e o início da II Idade do Ferro (sécs. VI-V a.C.).
Uma manhã não só lúdica, mas acima de tudo, cultural e educativa.

Museu Municipal