30 Mar. 2017

Workshop "Conservar…restaurar…Cuidar"

Estão à porta mais umas férias da Páscoa e o Museu Terras de Besteiros programou, para este período, um workshop sobre preservação, conservação e restauro de bens culturais “Conservar…restaurar…Cuidar”.

Esta iniciativa tem como objetivo promover a sensibilização, a prevenção e valorização do património cultural através da partilha de medidas preventivas. Outro dos objetivos é dar a conhecer algum do trabalho de “bastidores” inerente à instituição museológica e que muitas vezes é desconhecido da população.
Os procedimentos de laboratório serão orientados para que os inscritos possam realizar tratamentos através de tarefas simples e de algumas técnicas de conservação de modo a prolongar a vida da peça em questão. Terão ainda a oportunidade de tomar conhecimento sobre os  fatores de degradação dos materiais a ter em conta, de forma a prevenir novas perdas  respeitado a integridade física do objeto.
Estão abertas as inscrições e todos podem participar, basta apenas, para o efeito, que tragam um objeto pessoal, de valor intrínseco ou estimativo e que necessite de cuidados para a sua preservação.

Museu Terras de Besteiros
Serviço Educativo