23 maio 2017

Dia Internacional dos Museus | Museu Terras de Besteiros

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, realizou-se no passado dia 18 de maio, com base na temática lançada pelo ICOM “Dizer o indizivel em museus”, uma atividade sensorial.

Para a concretização desta ação o Museu Municipal contou com o apoio da ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal - através da sua Presidente, Sara Silva Lourenço e do senhor António Henriques.
Os representantes da ACAPO chamaram a atenção das crianças para as dificuldades dos cegos e de que forma a Associação dá apoio a essas pessoas. Após uma primeira introdução foi lançado o desafio aos pequenos ouvintes de “ver com as mãos” alguns objetos de modo a reconhece-los e reproduzi-los verbalmente para os colegas desenharem. Equipados com vendas puderam assim experimentar outra forma de olhar dando atenção a pormenores que no simples olhar nos escapam. A participação das crianças foi espontânea e todos quiseram fazer parte desta experimentação de “olhar” com os outros sentidos.
Museu Terras de Besteiros
Serviço Educativo