24 maio 2017

Noite dos Museus | Museu Terras de Besteiros

No âmbito das comemorações do 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, realizou-se no passado sábado, dia 20, a Noite dos Museus. Com a presença do senhor Vereador Pedro Adão que em breves palavras deu a boa vinda aos presentes, deu-se início ao evento.

“Há Noite no Museu” principiou com a excelente atuação do Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo de Caparrosa, que trouxeram até nós, uma compilação de músicas tradicionais sublimadas por admiráveis vozes.
Seguiu-se uma visita musical à exposição permanente que consistiu na atuação de alunas da Sociedade Filarmónica Tondelense dispersas ao longo do percurso museográfico, chamando o público através da música. Maria João Silva e Bárbara Figueiredo no clarinete, Tânia Borges e Estela Pinho na flauta facultaram às salas do Museu um ritmo invulgar criando um ambiente melodioso onde as notas delicadas invadiram todos os recantos.
Depois da visita, o Coletivo Orelhas Moucas assumiu a enorme responsabilidade de dizer o indizível, através da música e da leitura de alguns poemas alusivos à memória, identidade e história. Através da palavra dita e cantada, numa harmoniosa e excecional sessão, o duo, trouxe até nós Carlos Drummond de Andrade e Tomaz Ribeiro, entre outros, despertando a admiração do público presente.
No final foi servida uma ceia com a gentil colaboração de quatro alunos, Diogo, Grácia, Mariana e Mário, da Escola Profissional de Tondela do Curso de Restauração.
O registo fotográfico esteve a cargo de dois alunos, Tiago Oliveira e Bruno Silva, da Escola Secundária de Molelos do Curso de Multimédia.
Um bem-haja a todos, que de forma voluntária e com boa disposição, nos proporcionaram uma noite extraordinária.

Museu Terras de Besteiros