12 Jun. 2017

Anta da Arquinha da Moira, polo museológico do Museu Terras de Besteiros

Situada na Lajeosa do Dão a Anta da Arquinha da Moira  é um exemplar da cultura megalítica classificado como Imóvel de Interesse Público desde 2002.

Com seis mil anos de história é, pela sua importância e representatividade, considerado Património Universal. Este túmulo funerário é sempre alvo de grande interesse para investigadores nacionais e internacionais.

A última visita, dia 7 deste mês, o Dr. Luís Filipe Gomes , Sócio–gerente da Arqueohoje, trouxe até nós dois professores catedráticos da Universidade de Alcalà de Henares – Madrid. A Drª  Primitiva Bueno Ramirez, Professora de Pré-história, e o Professor Emérito Rodrigo de Balbín Behrmann. Realçaram o bom estado de conservação do monumento bem como da limpeza cuidada da sua envolvência. No seu interior mostraram-se maravilhados, com as pinturas existentes tanto na sua forma como na revelação da sua técnica, com o registo visível das camadas de preparação da pedra e pastas pigmentadas, destacando a incontestável importância deste monumento. “Mui precioso” foi, com certeza, a frase mais ouvida durante toda a visita.

Apesar da passagem dos seis milénios, este soberbo monumento, testemunho de mensagens espirituais, preserva ainda hoje a imagem, o volume, a majestade e o misticismo de outrora.
No seguimento da visita dirigiram-se ao Museu Terras de Besteiros para conhecer o vasto espólio exumado da Anta e mais um pouco destas Terras de Besteiros.
A visita a este monumento megalítico é uma viagem que nos leva a um tempo longínquo, no qual compreendemos como era importante para as populações do neolítico a religião e a crença na vida após a morte.

A Anta da Arquinha da Moira é uma joia especial e única do património concelhio.

Museu Terras de Besteiros