05 maio 2016

Valorização de sítios arqueológicos

No âmbito da implementação do Parque Eólico do Guardão (LTE) encontram-se a ser valorizados alguns sítios arqueológicos, nomeadamente a Necrópole megalítica do Caramôlo, constituída pelas mamoas I, II e III (Barreiro de Besteiros). Seguir-se-á a mamoa das Laceiras e a mamoa do Cabeço da Talada (Almofala).

Os trabalhos irão decorrer durante o mês de maio onde as principais etapas são a desmatação, limpeza, registo e implementação de sinalética.
O promotor da obra é a Energetix cujos diretores científicos são Gabriel Pereira e Paulo Lemos. A intervenção tem a colaboração, como parte integrante da equipa, de Sandrine Fernandes, Raúl Costa, André Brito, Jorge Arrais e Fernando Simões.
Os trabalhos de desmatação, unicamente, foram possíveis de realizar, após autorização dos proprietários e o auxílio da União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo e da Freguesia do Guardão.

Gab. de Cultura Turismo e Juventude
Património Cultural