O Município de Tondela está integrado num grupo constituído pelos Municípios de Coimbra, Penacova, Mortágua, Santa Comba Dão e Viseu que trabalham, há alguns meses, no sentido de obter a certificação do “Caminho Português de Santiago Coimbra-Viseu”, num processo liderado pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

Nestes últimos dias, o Município de Tondela implementou a sinalização no concelho, cujo caminho advém de Santa Comba Dão (São Joaninho) e termina em São Miguel do Outeiro, seguindo no sentido Viseu. Na generalidade, o caminho cultural de peregrinação, saído da Igreja de São Tiago em Coimbra, segue em direção a Penacova (centro) e, posteriormente, para Mortágua (centro) onde existem duas variantes (Mortágua-Rio Milheiro-São Joaninho; Mortágua-centro de Santa Comba Dão).
No concelho de Tondela, o caminho entra em Alvarim e percorre os lugares de Chancela, Outeiro de Cima e de Baixo, Dardavaz, Moitas, Adiça, Tondela, Naia, Casal do Rei, Canas de Santa Maria, Sabugosa e São Miguel do Outeiro (nas proximidades da AHPV-Centro Hípico Montebelo).
Nesta última povoação cruza-se, num pequeno troço, com o caminho de Santiago Caramulo e Vale do Vouga. Este projeto de implementação e certificação, do caminho de Santiago Coimbra-Viseu, irá decorrer nos próximos meses.