A+ A A-

Visão

Transformar um conjunto de moinhos que se estendem ao longo da Ribeira da Pena num Centro de Educação e Investigação. Associar diferentes domínios a cada moinho, centrados numa visão de modernidade ambiental, colocando a discussão das energias como ponto de partida.
Ampliar e requalificar o espaço da antiga escola primária – sede da Associação Cultural e Recreativa de Souto Bom, num Centro de Acolhimento, como palco central para o contacto com a identidade local das gentes desta terra.
Valorizar, recuperar, preservar e promover o património, transpondo para o domínio da escola um legado que se pretende potenciar.

Acessibilidades
Criaram-se rampas para garantirem a acessibilidade entre grande parte dos moinhos, satisfazendo a mobilidade em segurança e, em paralelo, permitindo a eventuais portadores de deficiência motora o acesso às diferentes plataformas.
Estas estruturas foram integradas na paisagem local, garantindo-se uma inserção perfeita, para o que se usaram materiais adequados como o ferro e a madeira.
Também foram executadas passagens de calçada em pedra da região garantindo-se novas interligações entre os diferentes núcleos.

A recuperação dos moinhos
Os sete moinhos foram recuperados sendo a sua estrutura reforçada, sempre que tecnicamente possível, com argamassas pobres à base de barro, ou com recurso a cimento, sempre que as condições estruturais assim o exigiram.
A cobertura foi refeita, em alguns casos com nova telha idêntica à existente, mantendo ou executando a estrutura de madeira de acordo com a construção primitiva.
As portas, por não garantirem condições de segurança, tiveram de ser executadas com madeira de castanho, tal como as originais, mantendo-se a estrutura construtiva inicial – não há nenhuma porta com formas repetidas. Cada uma é diferente das restantes.
Foi revestido o chão interior de cada moinho com pedra, incorporando técnicas construtivas adequadas.

O sistema solar
O Sistema Solar é constituído não só por planetas, com os seus satélites, mas também por milhares de asteróides e milhões de cometas. O Sistema Solar, é o sistema dominado por uma estrela central, o Sol, e pelos corpos que se movem em órbita, à sua volta, os planetas e os seus 61 satélites naturais, milhares de asteróides, cometas, meteoritos e poeira interplanetária.
No conjunto representado em Souto Bom, estão incluídos oito planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão, alem dos Asteróides, dispostos ao longo das rampas num raio de 150 m em relação ao Sol, conhecendo as distâncias reais em relação a este, a par dos seus diâmetros, períodos de rotação e de translação.

O relógio de sol
Pesquisas apontam para o ano 1500 a.C. onde um relógio de sol Egípcio permitia a divisão do tempo do dia.
O relógio de sol corresponde a um método ou procedimento utilizado para medir a secessão das horas ou do tempo por meio da visualização do modo como a luz solar incide na terra em diferentes posições e é justamente essa variação que fornece as horas.

Agenda de eventos (2)

Próximos eventos (2)

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife