Seminário de Gerontologia:
a vós a voz dos avós

É com muito prazer e uma enorme honra que o Gabinete de Ação Social do Município de Tondela dá as boas vindas a todos os participantes do 6.º seminário de gerontologia “a vós a voz dos avós”.

O envelhecimento e as questões sociais, económicas e culturais a ele associadas são de grande atualidade e acuidade nacional sendo que o concelho de Tondela não foge à regra, relativamente à tendência do envelhecimento da sua população.

Estamos todos a aprender com vontade e empenho com os desafios que o envelhecimento populacional nos coloca, individual e coletivamente. Todos juntos não somos demais para a efetivação do desígnio de viver mais anos e com qualidade de vida.

Com esta iniciativa, pretendemos contribuir para horizontes de reflexão conjunta na área do envelhecimento, tendo como objetivo geral discutir e despistar problemas e apresentar propostas de respostas às pessoas e instituições participantes. Especificamente pretende-se aproximar as pessoas que trabalham nesta área, conceptualizar o valor e o lugar do idoso na sociedade e partilhar práticas de intervenção. Temos a expectativa de poder marcar esta iniciativa pela pertinência das temáticas a abordar, pela competência técnico-prática dos palestrantes, teóricos de referencia na área do envelhecimento, partilhando perspetivas e os desenvolvimentos mais recentes nesta área.

Nesta 6.ª edição de “a vós, a voz dos avós”, as questões da cidadania, da saúde e da qualidade de vida trespassam este seminário sendo o tema “O futuro do envelhecimento” que encerra os trabalhos e que será garantido pelo Prof. Doutor Pinto da Costa.

Neste sentido, convidamos todas as pessoas interessadas nesta temática, particularmente os intervenientes nas áreas social, saúde, educação, instituições de apoio a idosos, associativismo, as famílias, os idosos, os estudantes, e a população em geral, para estarem presentes no dia 17 de maio no Auditório Municipal de Tondela, inscrições abertas, até ao dia 13 de maio, através do site do município de Tondela, no link:
www.cm-tondela.pt/seminario-gerontologia/formulario.

 

cartaz


Programa do Seminário de Gerontologia
a vós a voz dos avós

17 de maio de 2019


Conheça, de seguida, o programa do Seminário. Se quiser imprimir, faça o download do programa AQUI.

dia horário atividade
Sexta-feira, dia 17 09h00 Receção aos Participantes
09h30 Sessão de abertura:
  • Diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Viseu, Marcia Martins
  • Diretor Executivo do ACES Dão Lafões, António Cabrita Grade
  • Presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus
10h00 “A velhice como projeto”, Sandra Paula Barradas, Coordenadora da agenda científica de gerontologia “ Aprender, envelhecer, Ser”
10h30 “Pessoas Idosas vítimas de crime e violência”, Natália Cardoso - APAV
11h00 "Pausa para café
11h15 Momento cultural-“Bardus”- Casa do Povo de Tondela
11h30 “Idosos e mercado: a exploração das fragilidades”, Mário Frota, Associação Portuguesa de Direito de Consumo
12h00 “Humanitude- uma ferramenta para cuidadores e pessoas cuidadas”, João Partel Araújo, Co-fundador da Humanitude em Portugal
12h20 Debate
12h30 Pausa para almoço
14h00 Momento Cultural – Trigo Limpo Teatro ACERT
14h30 “Sensual(idades) e Sexual( idades)”
Mesa redonda:
Fidalgo de Freitas, Médico Psiquiatra
Filomena Matos, Universidade Sénior, Rotary Clube de Tondela
Patrícia Marques, Terapeuta Ocupacional
Carlos Teles, Fotógrafo
15h30 “Solidariedade, o caminho do futuro – estratégias”, Maria Elisa Borges, Consultora especialista para a área do voluntariado
16h00 Conferência de Encerramento - “ O Futuro do Envelhecimento”, José Eduardo Pinto da Costa, Instituto de Medicina Legal do Porto
Debate
  • Moderador: Fidalgo de Freitas, Médico Psiquiatra em Viseu
  • Em Tom de Despedida Frutas & Espumante


17 de maio | 10H00
Sandra Paula Barradas

Profissão: Educóloga.
Licenciada e Mestre em Ciências da Educação, ramo da Educação e Formação de Adultos, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Pós-Graduada em Saúde e Envelhecimento, pela Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova de Lisboa Pós-Graduada em Intervenção Clínica em Psicogerontologia, pelo Institutode Psicologia do Porto.
Mentora e Coordenadora da Agenda Científica de Gerontologia"Aprender, Envelhecer... SER", desenvolvida em colaboração com diversos especialistas na área do Envelhecimento.
Formadora de equipas técnicas e auxiliares na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Diretora da Editora Alma Letra.


17 de maio | 10H30
Natália Cardoso

Natália Cardoso, licenciada em Direito, pela Universidade de Coimbra, e licenciada em Teatro e Educação, pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Foi voluntária do Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra desde 1994 até 1997. Em 1997 iniciou funções como Gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra, sendo responsável pela gestão dos recursos materiais e humanos, atendimentos a vítimas de crime, supervisão do trabalho dos colaboradores voluntários e estagiários, orientação de estágios, contactos com a comunicação social e representação oficial da instituição. Na APAV é também formadora em variadas temáticas, como o apoio à vítima, a violência doméstica, violência no namoro, Bullying. Desde 2011 até Março de 2015 foi Gestora do Projecto Unisexo – prevenção da violência sexual no ensino superior.


17 de maio | 11H30
MÁRIO FROTA

Antigo professor da Faculdade de Direito da Universidade de Paris XII.
Antigo docente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e da de Coimbra.
Fundador e primeiro presidente da AIDC –Associação Internacional de Direito do Consumo (IACL).
Fundador e presidente do Instituto Luso-Brasileiro de Direito do Consumo.
Co-fundador da ACOP – Associação de Consumidores de Portugal.
Fundador e presidente da APDC.
Fundador e diretor do Centro de Informática e Direito de Coimbra.
Diretor do Centro de Estudos de Direito do Consumo.


17 de maio | 12H00
João Pärtel Araújo

João Pärtel Araújo é um Formador Humanitude desde 2010, colaborando com o Instituto Gineste Marescotti Portugal e Internacional. Faz a coordenação pedagógica e desenvolve ações de formação sobre a metodologia de cuidados Humanitude em vários países do mundo, destinadas a vários profissionais da área da saúde (professores, enfermeiros, médicos, administradores, ...).
É enfermeiro (BSc), pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Gestor de Saúde (MSc), pela Royal College of Surgeons in Ireland, Especialista em cuidados à pessoa com demência (DCS), pela Universidade de John Hopkins, Mestre em Economia Social (MBA), pela IES-Social Business School.
Pela implementação da Humanitude em diferentes unidades de cuidados recebeu vários prémios pelos resultados obtidos. Um prémio de investigação em qualidade dos cuidados (IPL-iHealth), dois prémios de iniciativa de elevado impacto social (ES+, Impacto Social), dois prémios de boa práticas (IEFP, CCDR), prémio de saúde sustentável (Ministério da Saúde).
É autor de vários artigos, e posters científicos e orador em várias conferências internacionais, em diversos assuntos sobre os cuidados, impacto social, gestão de saúde e da Humanitude.
Reside em Portugal, numa pequena cidade perto da costa, onde aproveita qualquer momento para estar com a família, ler, tocar música, e descansar a mente com um mergulho no oceano. É também um elemento ativo da sua comunidade integrando o executivo da autarquia local, com pelouros da ação social e educação, preside um movimento cooperativo de educação que abriu uma escola primária em 2016 em parceria com o Ministério da Educação.


17 de maio | 14H30
Joaquim Fidalgo de Freitas

Médico Psiquiatra Aposentado e a trabalhar só na clinica privada.
Idoso:72 anos.
Foi Diretor do Departamento de Psiquiatria do CHTV.
Membro dos Corpos Gerentes do Banco Alimentar de Viseu, APPAutismo, e Casa do Povo de Abraveses, Associações onde é igualmente Voluntário.


17 de maio| 14H30
Filomena Matos

Filomena Silvestre Almeida Matos, natural de Lourenço Marques (atual Maputo), nasceu a 18 de abril de 1944; Fez o Curso Liceal em Lourenço Marques; Licenciatura em História. -Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1963-68) e Curso de Ciências Pedagógicas na mesma Faculdade (1969); Fez o Estágio Pedagógico na Escola Preparatória Grão Vasco em Viseu 1976/77.Docente de várias disciplinas no externato mestre de Avis, Avis-1970/72;Diretora da Escola Preparatória mestre de Aviz-1972/1975; Docente de Língua Portuguesa e História de Portugal nas Escolas Preparatórias de Tondela e Vouzela (1975/76,1977/78,78/79;Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Escola Preparatória de Tondela (1976 a 1987);Presidente do Conselho Diretivo da Escola preparatória de Tondela (1987 a 1995);Diretora de Turma, coordenadora dos Diretores de Turma, Coordenadora de Departamento (De 1996 a 2009). Em 2009 passou à reforma. Atualmente coordena as atividades da Universidade Sénior do Rotary Clube de Tondela, instituição onde entrou após a reforma do ensino oficial.


17 de maio | 11H30
Patricia Marques

Terapeuta Ocupacional, especialista em saúde mental e mestre em gerontologia social. Trabalhou em serviços de urgência e emergência psiquiatria, dispositivo substitutivo ao hospital psiquiátrico. Fez parte da equipe multidisciplinar de educação inclusiva, sendo consultora de escolas públicas, realizou atendimentos individuais e em grupo de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem. Deu aulas sobre os recursos terapêuticos e sociais de inclusão aos portadores de doença e deficiência mental. Atualmente é professora voluntaria da Universidade Sénior de Tondela e idealizadora do projecto fotográfico “A beleza que não é só minha”.


17 de maio | 14H30
Carlos Teles

Carlos Alberto Teles de Figueiredo (Carlos Teles) nasce a 27 de março de 1959 em Mortágua e vai morar para Tondela em 1968, nessa altura vai estudar para o Colégio Tomás Ribeiro. Em 1976 é um dos fundadores da Companhia de Teatro Trigo Limpo, dando origem à ACERT quando a companhia se profissionalizou, sendo desde sempre o fotógrafo de cena da companhia.Em 1977 faz a primeira reportagem fotográfica de um casamento para o pai que era fotógrafo, mas já os seus avós o eram em Mortágua. A empresa onde ainda hoje trabalha e é o sócio gerente, a “Fotoraf”, existe desde 1958 em Tondela não havendo registos de quantos anos esteve em Mortágua. Frequentou desde muito cedo vários congressos e workshops em Espanha, Itália, Es-tados Unidos e Portugal que o formaram no fotógrafo que é hoje.É sócio da APPI (As-sociação Portuguesa dos Profissionais da Imagem) e já obteve vários prémios nas qua-lificações da Associação. Teve também obras qualificadas na AFV (Associação de Fo-tógrafos de Valência). Tem fotos dele em várias publicações, destacado-se: Memória A Marca Humana, A Arte da Talha no Concelho de Tondela, ACERT XL O fio, a trama e a urdidura, A Viagem do Elefante por Viseu Dão Lafões, tem também fotos em algumas edições discográficas como Cantos da Língua e New Sketch ao tom dela. Já participou em várias exposições, destacando-se duas em nome próprio: Masala: Meus olhos na Índia 2016 e A Beleza que não é só minha 2018.


17 de maio | 15H30
Maria Elisa Borges

Exerceu cargos de dirigente no Instituto de Segurança Social;
Foi coordenadora nacional do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado;
Coordenou programas nacionais e internacionais de apoio humanitário;
Ministrou formação nos últimos vinte anos;
Atualmente colabora com a CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social) como assessora para o voluntariado.


17 de maio | 16H00
José Eduardo Lima Pinto da Costa

O Professor Doutor José Eduardo Lima Pinto da Costa, irmão mais velho de entre 6, nasceu no Porto, em Cedofeita, no dia 3 de abril de 1934.

Em 1953 começou o que viria a ser uma longa relação com o ensino superior ao começar a sua licenciatura em Medicina e Cirurgia. 7 anos passados apresentou a sua tese “Morte por Ação do Óxido de Carbono”, que lhe valeu um 18, de 20, e referências pela Interpol. Em 1961 passou para o “lado oposto”, passando a ser Assistente em Medicina Legal e Toxicologia Forense, cargo que ocupou até 1974. Nessa altura terminou o seu doutoramento com a classificação máxima de distinção e louvor e foi convidado para Professor Auxiliar. A esse cargo seguiu-se o de Professor Associado(1979) e o de Professor Catedrático (1996).

Pelo meio de todos estes acontecimentos, Pinto da Costa foi eleito Diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto e o primeiro português a ser eleito Vice-Presidente da Academia Internacional de Medicina Legal e de Medicina Social, cargo que ocupou de 1985 até 1991.

Atualmente, além de Professor, é consultor do Mestrado de Medicina Legal da Universidade do Porto e, ainda, o responsável pela cadeira de Psicopatologia Criminal do mestrado em Psicologia Legal do Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa.


Moderador do Seminário
Joaquim Fidalgo de Freitas


INSCRIÇÕES
Online

Inscrições abertas e gratuitas até ao dia 13 de maio

  • Se pretende certificado de participação, INSCREVA-SE, preenchendo a INSCRIÇÃO ONLINE


LOCALIZAÇÃO
Contactos

O Seminário de Gerontologia: a vós a voz dos avós, decorrerá no Auditório Municipal de Tondela.


Município de Tondela
Gabinete de Ação Social
acao.social@cm-tondela.pt
Telf. 232 811 110 - Tlm. 918 655 282

Organização