Os parceiros que sustentam o Programa “Saúde em Dia” – Combate ao Sedentarismo, ao Isolamento e Solidão no Concelho de Tondela, não se deslumbram com os reconhecimentos (enormes) que têm surgido, dentro e fora do País. Com eles ganha-se motivação acrescida, para continuarmos a criar desafios, indo ao encontro das necessidades dos nossos concidadãos.
De Centro de Marcha e Corrida, para Centro de Exercício Físico Saúde e Bem-Estar, é uma alteração que não se resume à mudança na designação de um projeto que angariou enormes e abrangentes reconhecimentos é, isso sim, a evolução natural do trabalho em prol dos cidadãos, dos nossos Munícipes, indo ao encontro das suas necessidades sociais e dos seus anseios numa saúde melhor e numa, crescente e melhorada, qualidade de vida.
Tornar mais ativo e saudável o envelhecimento da população (período da vida que a todos aguarda e todos, afinal, pretendem chegar lá), é um objetivo permanente, numa “corrida” sustentada cujo sucesso se alcança em cada etapa, fruto de uma grande e motivada equipa de parceiros, desde os Técnicos de Exercício Físico, aos Médicos e demais profissionais de Saúde das Unidades de Saúde do Concelho, passando pelas Instituições promotoras dos projetos locais (Juntas de Freguesia, IPSS, Associações/Clubes, outras) e demais colaboradores Institucionais.
Este Seminário proporcionará uma Formação atual e especializada, para quem está ligado a estes domínios: do Exercício Físico à Saúde, dos Cuidados Sociais prestados por Cuidadores e outros Profissionais aos cidadãos mais idosos até, naturalmente, aos outros grupos de cidadãos (novos e menos novos) porque, afinal, todos somos candidatos a chegar a esta faixa etária do envelhecimento. Todos ganharemos novos conhecimentos constatando novas técnicas, para que esse período da vida, o envelhecimento, seja um período verdadeiramente ativo, capaz de gerar mais saúde e qualidade de vida.
O Seminário do Desporto é muito mais do que isso. É um momento importante e fundamental para a Saúde e Bem-Estar de uma Região.
Portanto, uma Formação para todos!
horário | atividade |
---|---|
13:30 | Receção aos participantes |
14:00 | Sessão de abertura |
14:15 | Programa “Saúde em Dia”– CMEF-SABE (Centro Municipal Exercício Físico Saúde Bem-Estar) Carlos Henriques – Mestre em Educação Física Ensino Básico e Secundário pela UTAD. Especialização em Gestão Desportiva FCDEF-UPorto. Chefe Divisão CMT. |
14:30 | PAINEL 1 – EXERCÍCIO CLÍNICO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. TEMPOS DE MUDANÇA NO SNS
Liliana Vaz Mendes - Licenciado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Médica Interna de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar (ARS Centro, USF Tondela). Rui Ferraz – Licenciado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Pós-Graduação em Medicina Desportiva, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Médico Interno de Formação Específica de Medicina Geral e Familiar na USF Tondela. SISTEMAS ALIMENTARES PARA CIDADES MAIS SUSTENTÁVEIS João Costa Leite - Doutorado em Nutrição Humana pela University College Dublin. Professor Auxiliar de Política Nutricional na Universidade Fernando Pessoa-Porto. Colaborador científico com o Joint Research Centre, Comissão Europeia EXERCÍCIO NA HIPERTENSÃO: DA EVIDÊNCIA CIENTÍFICA À APLICAÇÃO PRÁTICA Alberto Alves - Doutorado em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Mestre em Reabilitação Cardíaca pela Universidade de Essex no Reino Unido |
15:45 | DEBATE: Pedro Tavares - Mestre em Ciências do Desporto FCDEF-UPorto. Pós Graduação em Treino Personalizado-U Lusófona Lisboa. |
INTERVALO (saudável) | |
16:00 | PAINEL 2 – O PERCURSO DO PRATICANTE. A PRÁTICA INFORMAL E A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO TÉCNICO
Adilson Marques - Doutorado em Ciências do Desporto e em Ciências da Educação. Mestre em Saúde Pública (Membro da Equipa do PNPAF-Programa Nacional de Promoção da Atividade Física – Direção Geral de Saúde) "EFEITOS NEGATIVOS NA SAÚDE DOS PRATICANTES DE DESPORTO DE ALTA INTENSIDADE, A CURTO E LONGO PRAZO" Marco Gaspar Ramos De Abreu - PhD Student (Doutoramento em Treino Desportivo) - FCDEF – Universidade de Coimbra. Fisiologista do CDT. |
17:30 | DEBATE: Pedro Tavares - Mestre em Ciências do Desporto FCDEF-UPorto. Pós Graduação em Treino Personalizado-U Lusófona Lisboa. |
17:45 | Assinatura dos Protocolos com Promotores Locais dos Projetos “Saúde em Dia-2019” |
Sessão de encerramento |
O estilo de vida atual faz com que sejam usadas cada vez menos as potencialidades corporais, como resultado do desenvolvimento e utilização das novas tecnologias na vida quotidiana. Importa promover a prática regular de atividade física, para contrariar os efeitos dos comportamentos sedentários na saúde.
Currículo (resumido):
A presente comunicação tem como principal objetivo discutir o estado da arte sobre os efeitos agudos e crónicos do exercício aeróbio e resistido na pressão arterial, as recomendações para a prescrição de exercício físico na hipertensão arterial e a sua aplicação em diferentes contextos.
Currículo:
Num momento em que a sociedade procura responder aos enormes desafios para a sustentabilidade do planeta, a transformação dos sistemas alimentares é reconhecida pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como uma prioridade global para a mitigação das alterações climáticas, preservação dos recursos naturais e promoção de saúde. Por outro lado, com a projeção do aumento da população urbana e as pressões do aquecimento global para a segurança alimentar, as cidades têm a responsabilidade de se preparar e afirmar como elementos fundamentais para responder a estes desafios.
Esta apresentação procura acima de tudo provocar discussões: Como podem as cidades do futuro ser mais resilientes e sustentáveis garantindo a saúde e bem-estar da sua população? Qual o papel dos governantes, instituições, indústria, produtores e sociedade civil neste período carente de mudança estrutural de uma sociedade? Que boas práticas e ferramentas poderão ajudar comunidades urbanas a mobilizar-se nesta transição de uma forma eficaz?
Currículo (resumido):
A luta contra as doenças cardiovasculares não é de agora. Os cuidados de saúde primários tem um papel fundamental nesta luta, sendo um trabalho árduo, exigente, ás vezes frustrante, não reconhecido algumas das vezes, mas muito compensador e gratificante na grande maioria das vezes. Por exemplo, na gestão da Diabetes ou HTA, o tratamento farmacológico é imprescindível na grande maioria das situações, mas também será imprescindível a adoção de um "estilo de vida saudável", sendo importante transmitir aos doentes esta responsabilidade partilhada na gestão das suas doenças. É de fato uma mais valia a existência local de todos estes programas que em parceria e bem aproveitados por todos nos ajudam a ganhar vidas todos os dias.
LILIANA VAZ MENDES
Currículo (resumido):
RUI FERRAZ
Currículo (resumido):
Nas últimas décadas, assentes na evolução da sociedade, as premissas sobre a atividade física foram sendo sucessivamente alteradas, a população mudou radicalmente os seus hábitos diários e passamos a ter uma sociedade essencialmente sedentária, com um "lifestyle" que em nada foi benéfico para a sua saúde.
Na atualidade e considerando a importância da promoção da saúde pública, para o desenvolvimento social e económico das sociedades modernas, a atividade física foi considerada como um dos fatores mais elementares para acabar com o efeito do sedentarismo e a minimização do impacto deste na condição de saúde das populações, controlando doenças crónicas, que têm um impacto altamente negativo tanto na produção e desenvolvimento da sociedade como na sua saúde em geral.
A Atividade Física como promoção de saúde, passou então a ser essencial para a sociedade, tendo sido aproveitada a evolução da tecnologia e dos media para a realização de imensas campanhas de promoção, assim como a divulgação de eventos e competições desportivas, a nível nacional e internacional, tal como a divulgação do espírito Olímpico.
Em paralelo a este fenómeno, o desporto de competição, tem também tido uma evolução muito positiva na sociedade, existem mais meios físicos e materiais para o desenvolvimento de competições e eventos desportivos, a sociedade encontra no desporto de competição uma forma de promoção pessoal e de desafio perante os demais.
Atualmente a atividade física passou, não só, a ser uma forma de promoção de saúde e bem-estar, para ser uma forma de desafio pessoal, do ultrapassar os limites da idade, sensação de poder, em que muitos não olham a meios para atingir os fins e vão muito além do expectável para a sua condição física e idade, praticam a atividade física de forma excessiva e desproporcional, ultrapassando largamente as suas próprias capacidades físicas, sem os devidos aconselhamentos e cuidados de programação e seleção de cargas de treino e de competição, nutricionais, de recuperação, entre outros aspetos fundamentais, para que a sua prática desportiva não tenha efeitos negativos, tanto agudos, no pós-treino e provas, como crónicos, que levarão ao desenvolvimento de futuras patologias, que poderão ter um efeito altamente nefasto na sua qualidade de vida.
Currículo (resumido):
Faça a sua inscrição no Seminário de Desporto AQUI
"ACREDITAÇÃO" pelo IPDJ-Instituto Português do Desporto e Juventude. "Unidades de Crédito" para cédulas profissionais de: DT-Diretores Técnicos e TEF-Técnicos de Exercício Físico, participantes.
O Seminário decorrerá no Auditório Municipal (Tondela), na Rua Comendador Alberto Cardoso de Matos.
Município de Tondela
Gabinete de Desporto
Telf. 232 811 110
E-mail: desporto[arroba]cm-tondela.pt