SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2020

"Desafios para uma Educação de Futuro" é o mote para o Seminário de Educação que o Gabinete de Educação do Município de Tondela irá realizar já no próximo dia 25 de janeiro. Reconhecendo que a educação contribui de forma preponderante para a melhoria das condições de vida da população, motivo pelo qual deve ser um vetor essencial no desenvolvimento e progresso da sociedade, a Câmara Municipal de Tondela está empenhada em trazer a Tondela um leque de oradores de referência Ibérica.

cartaz


PROGRAMA
25 janeiro de 2020

horário atividade
08:30 Credenciação - Abertura Secretariado
08:50 Encerramento Secretariado
09:00 Sessão oficial de abertura
  • Dr. José António Jesus – Presidente da Câmara Municipal de Tondela
09:30 PAINEL 1 - A BOA EDUCAÇÃO É INCLUSIVA
  • DAVID RODRIGUES | Presidente da Pró-inclusão e Conselheiro do Conselho Nacional de Educação
  • Moderadora: Sofia Ferreira - Vereadora da Educação e Ação Social
10:30 Coffee-break
11:00 PAINEL 2 - PERCEBERAM?
  • Rui José Correia | Global Teacher Prize Portugal 2019
  • Moderadora: RAQUEL NUNES - Chefe de Divisão da Educação e Ação Social
12:30 Almoço Livre
14:00 PAINEL 3 – CRIANÇAS IMATURAS E O TERRORISMO DO NÃO
  • CARLOS NETO | Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana
  • Moderadora: Sofia Ferreira - Vereadora da Educação e Ação Social
15:30 PAINEL 4 – MÃES CHATAS, CRIAM FILHOS BEM SUCEDIDOS!
  • BÁRBARA RAMOS DIAS | Psicóloga especialista em Adolescentes
  • Moderadora: RAQUEL NUNES - Chefe de Divisão da Educação e Ação Social
16:30 PAINEL 5 - DISLEXIA, ERRAR É HUMANO
  • ANABELA CARVALHO | Psicóloga Especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde
  • Moderadora: Sofia Ferreira - Vereadora da Educação e Ação Social
17:30 Encerramento da sessão de trabalhos


09h30 - DAVID RODRIGUES
«A BOA EDUCAÇÃO É INCLUSIVA»

Professor de Educação Especial, ingressou como docente na Universidade Técnica de Lisboa em 1980. Doutorou-se em 1987 com uma tese sobre crianças com Paralisia Cerebral e obteve o título de “Agregado” na mesma Universidade. Em 2016 cessou a carreira docente universitária como Professor Catedrático (UPt). Coordenou o Pólo do Projeto Minerva da Universidade Técnica (1987/1993), - Tecnologias Digitais para alunos com deficiência. Na mesma Universidade coordenou o Mestrado em Educação Especial (1991-2009) e o Curso de Terapias Expressivas – Musicoterapia e Dança Terapia (1999), primeiros cursos com esta temática em universidades portuguesas. Desempenhou na Universidade vários cargos entre os quais Diretor de Departamento, membro do Grupo de Planeamento Estratégico, Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente da Assembleia de Representantes. Lecionou como Professor Convidado em várias universidades portuguesas (Porto, Coimbra, Açores) e estrangeiras (KUL -Bélgica, UNICAMP, UEDESC, UNESP e UFES -Brasil e USJ - China) entre outras. Realizou um pós-doutoramento na Virginia State University (EUA). Orientou diversas teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado. Realizou, por convite, conferências em universidades estrangeiras e congressos internacionais, nomeadamente em Espanha, França, Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Bulgária, Rússia, Lituânia, Brasil, Colômbia, México, Cabo Verde, Paquistão, EAU (Dubai e Abu Dabi) e Macau. É conferencista convidado na École Supérieure de l’Éducation Nationale (França). Colaborou em iniciativas da UNESCO, da UNICEF e da Handicap International e representou Portugal em vários Projetos Europeus nomeadamente Helios II e Tempus (na Ucrânia, Lituânia e Rússia). Integrou o Grupo de Peritos sobre Inclusão Social junto do Conselho da Europa e foi vice-presidente para a Europa da Sociedade Internacional para Estudos da Criança. É autor /organizador de 34 livros publicados em Portugal, Brasil, Espanha e Alemanha e publicou cerca de 100 artigos em revistas da especialidade. Pertence ao Conselho Editorial de 8 revistas científicas de Portugal, Brasil, Espanha, França e Reino Unido. Foi Embaixador Paralímpico (Pequim, 2008) e recebeu o Prémio Internacional de Investigação “União Latina” (2007). Em 2017 foi galardoado com o “Distinguished International Leader Award” pelo Council for Exceptional Children - DISES (Estados Unidos) e, por este facto, recebeu um Voto de Congratulação unânime do Plenário da Assembleia da República (205/XIII). É Presidente da Pró – Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (membro da European Network on Inclusive Education and Disability), diretor da revista “Educação Inclusiva”. É membro do Conselho Consultivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. É, desde junho de 2015, Conselheiro Nacional de Educação.

PUBLICAÇÕES:

  • Educação Inclusiva - Dos Conceitos às Práticas de Formação (2012) - «De uma maneira muito elementar poderíamos sintetizar o conceito de Educação Inclusiva como «um sistema de qualidade educativa para todos os alunos». Isto significa que a educação tem de desempenhar um papel mais activo na luta contra as desigualdades sociais, promover novas competências, atitudes e comportamentos e incentivar novas formas de desenvolvimento pessoal e comunitário. Todas estas reformas têm por objectivo aumentar a equidade na Educação sem perder a sua excelência. Qualidade = equidade + excelência seria talvez uma boa fórmula para se pensar na qualidade educativa no século XXI. Este livro reúne um conjunto de textos de reputados autores portugueses e espanhóis sobre o conceito e linhas de intervenção na promoção da Educação Inclusiva. De entre as prioridades de reforma, a formação de professores é sem dúvida uma das mais valorizadas e analisada. Verificamos, ao ler as reflexões de investigadores de um e outro lado da fronteira dos países ibéricos, que os problemas identificados são semelhantes e que as linhas de actuação, ainda que diferentes no seu detalhe e intensidade, comungam de respostas semelhantes no campo da inovação e da reforma.


11h - Rui José Correia
«Perceberam?»

Professor de História vencedor do prémio Global Teacher Prize Portugal 2019. Conferencista e autor de numerosos estudos de história, património e didáctica da História. Desempenhou funções de vice-presidente do Conselho Executivo da Escola Básica Integrada de Santo Onofre e foi Vereador da Câmara Municipal das Caldas da Rainha. É pai de 2 filhos.


14h00 - Carlos Neto
«Crianças Imaturas e o Terrorismo do Não»

Carlos Alberto Ferreira Neto é Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL). É atualmente Presidente da Casa da Praia-Centro Doutor João dos Santos. Foi membro efetivo do Conselho Geral da Universidade de Lisboa (2015-2017). Presidente da FMH (Janeiro de 2010 a Julho de2014), faz atualmente parte do Departamento de Desporto e Saúde e do Laboratório de Comportamento Motor. Instrutor de Educação Física pela Escola de Educação Física de Lisboa (1971); Licenciado em Educação Física (1975) pelo Instituto Nacional de Educação Física, foi professor no Instituto Superior de Educação Física (1976 até 1984) e é atualmente docente da Faculdade de Motricidade Humana desde 1985. Leciona as disciplinas de Desenvolvimento Motor nos diferentes cursos de licenciatura de Ciências do Desporto, da disciplina de Observação do Desenvolvimento Infantil na Licenciatura em Reabilitação Psicomotora e da Disciplina de Educação Física I no Mestrado em Ensino da Educação Física. É coordenador do Mestrado em Desenvolvimento da Criança. Desempenhou ainda vários cargos de gestão no ISEF e FMH: Vice-presidente do Conselho Diretivo; Presidente do Conselho Pedagógico; Presidente do Conselho Científico (2 mandatos); Presidente da Assembleia de Representantes (3 mandatos) e Presidente do Laboratório de Desenvolvimento e Adaptação Motora e Presidente do Departamento de Ciências da Motricidade.Foi fundador da Sociedade de Educação Física, membro de diversas revistas científicas e tem publicado vários trabalhos em revistas científicas, capítulos de livros e participado em diversos seminários, congressos e ações de formação sobre Educação Física e Desporto, desenvolvimento motor e ensino da educação física nos primeiros níveis de escolaridade e jogo e desenvolvimento da criança. As principais linhas de investigação situam-se no estudo do desenvolvimento de habilidades motoras e efeitos de situações de ensino (1); jogo e desenvolvimento da criança (2); rotinas de vida e independência de mobilidade em crianças e jovens (3) e “Bullying” nos recreios escolares (recess) (4).Foi membro do Conselho Coordenador do Instituto de Apoio à Criança, tendo participado na criação e coordenação do Grupo de Actividade Lúdica. Foi fundador e presidente da Sociedade Internacional para Estudos da Criança (SIEC), e é representante Português da “International Play Association (IPA). Organizou em Lisboa (1999) a “XIV IPA World Conference” (Play and Community), em 1997 o “20th International Congress ” (Play and Society) do ICCP (International Council of Children ́s Play) e em 2008 a 4thInternational Conference of Violence in School.Entre 1998-2003 foi coordenador da equipa de Lisboa (FMH) do projeto internacional, “TMR Network Project –Nature and Prevention of Bullying: the causes and nature of bullying and social exclusion in schools, and ways of preventing them”. É autor dos livros “Jogo e Desenvolvimento da Criança”, “Motricidade e Jogo na Infância”, Tópicos em desenvolvimento na Infânciae adolescência” e “Brincar em Cascais”.

PUBLICAÇÕES:

  • Jogo & Desenvolvimento da Criança (2004) - Este livro é uma consequência do investimento realizado na elaboração de trabalhos de investigação, de projectos financiados, e teses de doutoramento e mestrado, versando temas relacionados com o jogo no desenvolvimento da criança. A relação existente com investigadores internacionais permitiu também a inclusão de outros estudos, enriquecendo esta obra de forma mais vasta e objectiva. Pretendeu-se integrar aspectos teóricos e práticos da investigação sobre jogo no processo de desenvolvimento da criança, procurando que os educadores, os técnicos de saúde pública, os terapeutas e investigadores, possam ter mais informação disponível sobre o tema. Os capítulos que foram seleccionados para este livro cobrem várias áreas da literatura sobre jogo na infância, com o objectivo de ir ao encontro dos interesses de quem se dedica à intervenção pedagógica, terapêutica e social.

  • Motricidade e Jogos na Infância (2001) - A preocupação central na prática das actividades físicas e desportivas, sejam quais forem os objectivos perseguidos, situa-se no aperfeiçoamento das capacidades motoras do homem. Saber como o indivíduo aprende, quais as formas mais adequadas de estimulação ambiental, como são mobilizados os processos e mecanismos internos, de que forma e com que ritmo se desenvolvem essas estruturas ao longo da idade e as formas mais adequadas de conceber o ensino são, entre outras, as grandes preocupações que se colocam aos especialistas da motricidade humana. A obra procura reunir um conjunto de textos dedicados à investigação e intervenção com crianças nos primeiros níveis de escolaridade.


15h30 - BÁRBARA RAMOS DIAS
«MÃES CHATAS, CRIAM FILHOS BEM SUCEDIDOS!»

Bárbara Ramos Dias é Psicóloga Clínica com Mestrado em Ciências Criminais e Comportamentos Desviantes, pela Faculdade de Medicina de Lisboa, e Psicodramatista pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama. É mãe de 3 filhos e voluntária enquanto formadora e psicoterapeuta com mães e famílias carenciadas há cerca de 11 anos no Centro Comunitário de Carcavelos e casas de acolhimento para crianças. Tem como Missão: Fazer Voltar a Sorrir! O seu Propósito: O sorriso que dás retorna a ti! Acumula dois prémios públicos de reconhecimento, “Mulher Activa” e “Empreendedorismo DNA Cascais”. É Sócia Fundadora de 2 Associações de Solidariedade Social, com uma larga experiência em psicologia clínica e na área social. Adora ensinar e dar formação, ao nível universitário, nas empresas ou com carácter social para a requalificação e reinserção na vida activa. Criou, ainda, a sua própria empresa em 2008. No seu currículo conta com: - 15 anos de apoio psicológico e psicoterapêutico individual, grupo, e Psicodrama ( adultos, crianças e casal) em Consultório privado e Hospitais; - 15 anos de intervenção psicoterapêutica individual e grupal e formação em Estabelecimentos Prisionais a nível nacional; - 15 anos com adolescentes em escolas e clínica a nível de “stress como amigo”- Coaching Teen –Treino de adolescentes para vida (distúrbios alimentares, perturbação do sono, inseguranças/medos, agitação/conflitos, auto-estima/confiança/identidade, motivações, redução absentismo escolar, prevenção de drogas e doenças sexualmente transmissíveis, entre outros); - 15 anos de prevenção, tratamento e redução de riscos e minimização de danos na área das droga e toxicodependência e DST´s; - 14 anos de formação em organizações a liderar e motivar equipas; - 11 anos de experiência como Docente Universitária convidada na área da psicologia e desenvolvimento pessoal; - 8 anos de Reflexologia como ferramenta tratamento da DOR emocional, stress, ansiedade, depressão e perturbações do sono; - Vários artigos de opinião em revistas semanais e co-autora na publicação de 2 livros sobre terapias expressivas. Como hobbies gosta de brincar, ler, costura criativa, reciclagem de materiais, desportos aquáticos, bicicleta e equitação.

PUBLICAÇÕES:

  • Respostas Simples às Perguntas Difíceis dos Nossos Filhos (2019) - Regra número um: nenhuma pergunta deve ficar sem resposta. Porque quando uma criança ou adolescente faz uma pergunta significa que tem dúvidas e as melhores pessoas para responder são os pais, professores e educadores, não são os amigos ou a Internet. Logo, não vale dizer porque sim, respondo-te depois, não interessa, isso não é para a tua idade, pergunta ao pai, que pergunta mais parva!... Os nossos filhos colocam-nos um enorme desafio: comunicar com eles de forma positiva. Nem sempre é fácil promover o diálogo sem discussão, conseguir passar de um sim ou de um não, fazer com que nos contem o que se passa nas suas vidas, responder de forma assertiva a perguntas que por vezes nos provocam um gaguejo, um corar ou uma valente atrapalhação. A psicóloga Bárbara Ramos Dias garante que muitos desafios nascem nesta falta de comunicação entre pais e filhos ou entre alunos e professores. Aprender a ouvi-los, a perceber os seus sentimentos e inquietações é essencial para melhorar esta relação.


17h30 - Anabela Carvalho
«Dislexia - Errar é Humano»

Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho é psicóloga a exercer funções em Serviços de Psicologia e Orientação em Escola Públicas desde 1991, atualmente no Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, em Viseu. É também docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu, na UC de Psicologia da Perceção. Já lecionou na Universidade Católica Portuguesa no Curso de Especialização e no Mestrado em Educação Especial. Concluiu o Mestrado em Avaliação Psicológica com a construção e validação do Teste de Avaliação da Fluência e Precisão de Leitura, O Rei. Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento com uma investigação intitulada ¿Indicadores Precoces da Dislexia de Desenvolvimento¿. Autora do Livro Aprendizagem da Leitura: processos cognitivos, avaliação e intervenção, bem como de capítulos de livros e artigos relacionados com a avaliação da leitura e as dificuldades de leitura, entre outros temas na área da educação. Membro do Colégio de Especialidade de Psicologia da Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

PUBLICAÇÕES:

  • Ler para Ser (2014) - Esta obra tão ampla e diversificada que tenho o gosto de prefaciar será, a partir de agora, um instrumento muito valioso para nos apercebermos de todas as variáveis envolvidas na aprendizagem da leitura e na compreensão dos textos, desde os níveis mais básicos da sua descodificação até aos mais elevados, que implicam uma interiorização mais profunda desses textos, atendendo à sua complexidade intrínseca mas também ao seu contexto cultural. Estruturado em dez capítulos que abordam com lucidez e realismo os desafios propostos a todos os que procuram incutir nos jovens o gosto pela leitura, este volume tenta repensar tais desafios com o entusiasmo de quem lida com estas questões há muito tempo, na busca das melhores estratégias para as resolver, sem embarcar em ilusões fáceis mas recusando quaisquer visões catastrofistas sobre o nosso tempo.


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Todos os participantes terão direito a um certificado de presença:



LOCALIZAÇÃO
Contactos

O Seminário decorrerá no Auditório 1 da ACERT (Tondela), na rua Dr. Ricardo Mota. 40º31'17.602"N 8º5'0.992"W

Município de Tondela
Gabinete de Educação
Telf. 232 811 110
E-mail: educacao[arroba]cm-tondela.pt

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