SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2019

"Desafios para uma Educação de Futuro" é o mote para o Seminário de Educação que o Gabinete de Educação do Município de Tondela irá realizar já no próximo dia 26 de janeiro. Reconhecendo que a educação contribui de forma preponderante para a melhoria das condições de vida da população, motivo pelo qual deve ser um vetor essencial no desenvolvimento e progresso da sociedade, a Câmara Municipal de Tondela está empenhada em trazer a Tondela um leque de oradores de referência Ibérica.

cartaz


PROGRAMA
26 janeiro de 2019

horário atividade
08:30 Credenciação - Abertura Secretariado
08:50 Encerramento Secretariado
09:00 Sessão oficial de abertura
  • Dr.ª Cristina Oliveira* – DGEstE – Delegada Regional do Centro
  • Dr. José António Jesus – Presidente da Câmara Municipal de Tondela
  • Dr.ª Helena Gonçalves - Diretora Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo
  • Dr. Júlio Valente - Diretor Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro
  • Dr. Miguel Rodrigues - Diretor da Escola Profissional de Tondela
09:30 COMO É QUE A LEITURA, A ESCRITA E, JÁ AGORA, AS BIBLIOTECAS, PODEM AJUDAR NO SUCESSO DOS ALUNOS
  • Teresa Calçada | Comissária PNL 2027
  • Moderadora: Helena Duque - Coordenadora Interconcelhia da RBE
10:30 Coffee-break
11:00 PAINEL 1 - E A ESCOLA? O QUE ESPERAR?
  • O FUTURO DA ESCOLA: AS (DES)ORIENTAÇÕES DA INCLUSÃO - Prof.ª Doutora Sofia Santos | Fac. Motricidade Humana - Univ. Lisboa
  • O SEGREDO PARA ALCANÇAR O SUCESSO NA ESCOLA: ENSINE O SEU FILHO A ESTUDAR - Prof. Doutor Renato Paiva | Diretor da Wowstudy - Academia de Alto Rendimento Escolar
  • Moderador: Sofia Ferreira - Vereadora da Educação e Ação Social
12:30 Almoço
14:00 PAINEL 2 – E A FAMÍLIA? O QUE ESPERAR
  • A EDUCAÇÃO PARENTAL - Prof.ª Doutora Maria João Seabra Santos | Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra
  • iAGORA? LIBERTE O SEU FILHO DA DEPENDÊNCIA DOS ECRÃS - PROF.ª Doutora Rosário Carmona
  • Moderadora: Raquel Nunes - Chefe de Divisão da Educação e Ação Social
15:30 PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO: HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO
  • Nuno Lobo Antunes | Neuropediatra
  • Moderadora: Sofia Ferreira - Vereadora da Educação e Ação Social
16:30 Encerramento da sessão de trabalhos
  • Dr. Tiago Brandão* – Ministro da Educação
  • Dr. José António Jesus – Presidente da Câmara Municipal de Tondela
* A aguardar confirmação.


09h30 - TERESA CALÇADA
«Como é que a Leitura, a Escrita e, já agora, as Bibliotecas, podem ajudar no sucesso dos alunos»

Maria Teresa Carmo Soares Calçada nasceu e viveu em Lisboa mas frequentemente se deslocava a Tondela, cidade de onde a sua mãe era natural e onde sempre encontrou a paz e o sossego de um refúgio único, no sopé da Serra do Caramulo. Licenciada em Filosofia, começou a dar aulas aos 19 anos, mas cedo se dedicou às bibliotecas. Trabalhou cerca de 25 anos, desde 1982, como Técnica do Instituto Português do Livro e ocupou o cargo de Vice-Presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro até 1996. Nesta qualidade, foi também responsável pela execução das atividades desenvolvidas no âmbito da Rede Nacional da Leitura Pública. Integrou importantes grupos de trabalho como os que viriam a criar a Rede de Bibliotecas Municipais. Em 1996 integrou o grupo de trabalho que definiu as bases e os princípios orientadores do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, e foi nomeada coordenadora deste Programa. Exerceu este cargo até dezembro de 2013, acumulando com o de Comissária-adjunta do Plano Nacional de Leitura, que considerava ser um grande desafio, por permitir “abrir as portas do mundo da leitura a todos os cidadãos, especialmente às crianças que frequentam o ensino pré-escolar e aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos”. Como coordenadora do Programa da RBE enfrentou desafios educativos tendo lutado pela formalização legal das funções do Professor-Bibliotecário. De certo modo, ajudou a transformar o conceito das Bibliotecas como hoje as conhecemos numa importante área de investigação e formação, para as mais diversas universidades e politécnicos portugueses. Teresa Calçada apostou desde sempre na leitura. Não se considera uma contadora de histórias, antes uma divulgadora de livros. Conhece-os bem e usa esse conhecimento para suscitar todo o interesse que se lhes reconhece..


11h - SOFIA SANTOS
«O Futuro da Escola: As (des)orientações da Inclusão»

Licenciada em Educação Especial e Reabilitação. Mestre em Educação Especial. Doutora em Motricidade Humana na especialidade de Educação Especial e Reabilitação. Docente da Faculdade de Motricidade Humana, agora da Universidade Lisboa desde 1998, sendo Professora Auxiliar do Departamento de Educação Especial e Reabilitação. É atualmente membro do Conselho Científico da FMH e do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidade. Leciona nos cursos de 1º e 2ºciclo de Reabilitação Psicomotora da FMH, como regente de variadas unidades curriculares: Métodos e Instrumentos de Avaliação, Observação Psicomotora, Temas Aprofundados em Populações com Deficiência e Avaliação e Intervenção no Apoio à Vida Independente. Leciona no Mestrado de Educação Especial na FMH e coopera no mestrado de Educação Especial na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Investigadora no domínio das Ciências Sociais e Humana, membro do Centro de Estudos de Educação Especial, é autora de vários artigos e livros e tem-se dedicado ao estudo e validação de instrumentos de avaliação (e.g., Escala de Comportamento Adaptativo, Escala de Intensidade de Apoios, Transição para a Vida Ativa) e outros temas no âmbito da Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (Qualidade de Vida, Auto-determinação, Atividade Física) e Intervenção Psicomotora (com pessoas com Dificuldades Intelectuais, Gerontes…). Foi distinguida com o International Award da American Association Intellectual and Developmental Disability sendo membro Grupo Internacional de Apoios da mesma Associação É, desde 2003, editor-chefe da revista “A Psicomotricidade”, pertencendo igualmente à Comissão Redactorial da “Revista de Educação Especial e Reabilitação”. É sócia fundadora da APP (Associação Portuguesa de Psicomotricidade).


11h00 - RENATO PAIVA
«O segredo para alcançar o sucesso na escola: ensine o seu filho a estudar»

Renato Paiva é diretor da Clínica da Educação e da Academia de Alto Rendimento Escolar WOWSTUDY. Licenciado no Curso de Professores do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Setúbal, mestre em Multimédia na Educação pela Universidade de Aveiro. É speaker convidado em muitos congressos nas áreas da educação e da parentalidade. Fascinado por neurociência e pelos seus impactos na educação. Tem uma vasta experiência como formador de professores, como consultor pedagógico e no apoio terapêutico-pedagógico às dificuldades de aprendizagem e na área da orientação escolar para pais e alunos. Exerce também coaching pedagógico de alto rendimento escolar. Colaborou com as Escolas Superiores de Educação de Lisboa e Setúbal na formação de professores, atividade que ainda exerce pela Clínica da Educação em todo o país. Desde 2007 que é consultor pedagógico de vários estabelecimentos de ensino. Colabora regularmente com a imprensa onde assina a secção de Pedagogia da revista Pais & Filhos e escreve frequentemente artigos para as revistas Pais & Filhos, Mãe Ideal, Bebé D’Hoje, Super Bebés, Coisas de Criança, Mais Educativa, Zen Energy. É frequentemente convidado para programas de televisão e rádio para abordar temas relacionados com Educação. Editou com a Esfera dos Livros, em 2007, o livro SOS Tenho de Passar de Ano, em 2012, Ensina o Teu Filho a Estudar e, em 2014, O Segredo para Alcançar Sucesso na Escola.

PUBLICAÇÕES:

  • Desenvolva as Inteligências do Seu Filho (2018) - Cada criança é um ser único e especial, dotado de uma inteligência própria, de um talento particular. Não há duas crianças iguais. Algumas são emocionalmente mais desenvolvidas, muitas possuem uma criatividade artística especial, uma paixão pelo campo da matemática, enquanto outras têm um dom natural para a música ou grandes habilidades físicas. É a combinação de inteligências e capacidades de cada criança que a torna singular. Neste livro, Renato Paiva ajuda-nos a identificar os tipos de inteligências do nosso filho de forma a conseguir estimular as que se encontram menos evoluídas e potenciar ainda mais as que já estão desenvolvidas, incentivando-nos ainda a brincar mais e melhor, a jogar, a rir e a divertirmo-nos juntos. Com mais de 250 jogos, exercícios e brincadeiras para fazer sozinho ou em família, vamos, pais e educadores, conseguir estimular a memória, a atenção, a concentração, a linguagem, a criatividade. Talentos fundamentais que tornarão as nossas crianças mais confiantes, autónomas e, sobretudo, mais felizes.

  • Queridos Pais, Odeio-vos (2017) – Que chatos! Não me deixam fazer nada! Como é que falo com os meus amigos se me tiram o telemóvel?! Não gosto que me deixem à porta da escola. Fico já aqui no cruzamento. Claro que cheiro a tabaco! Estive no café! Hoje chego tarde. Vou à discoteca com as minhas amigas. Pai, o meu namorado pode vir connosco de férias...? Estas frases soam-lhe familiares? Costumam vir acompanhadas por um revirar de olhos, uma expressão de desdém ou, por vezes, total ausência de contacto visual? Isso significa que a adolescência está oficialmente instalada em sua casa e não há nada que possa fazer para alterar esse estado de coisas. O que pode alterar é a maneira como lida com o seu filho adolescente - porque se esta etapa é um mundo novo para si, acredite que ainda o é mais para ele. Sendo a adolescência uma fase de muitas contradições, em que a relação com os pais passa frequentemente por sentimentos de amor/ódio, é preciso perceber como falar abertamente sobre os mais diversos assuntos, mesmos aqueles mais sensíveis que, muitas vezes, preferimos evitar. Ajude o seu filho a trilhar este caminho, mas sem impor códigos de conduta. Tudo passa por saber negociar, orientar e, sobretudo, mostrar que sempre o amou e amará. Queridos Pais, Odeio-vos não pretende ser um manual exaustivo sobre a adolescência, mas sim um livro prático que aborda situações do dia a dia de modo descomplicado e com o intuito de as resolver. Temas como a relação dos adolescentes com os pais, com a escola, a sexualidade, os amigos e as saídas, os vícios e o consumismo são analisados neste livro que o vai ajudar a compreender o seu filho adolescente e a tirar o melhor da sua relação com ele.

  • O Segredo Para Alcançar o Sucesso na Escola (2014) – O sucesso escolar é o objetivo. Todos queremos que os nossos filhos sejam bem-sucedidos na escola. No entanto, ao longo do seu percurso escolar, a maioria dos alunos depara-se com dificuldades, mesmo os bons alunos! Sim, este assunto não é exclusivo dos alunos que têm negativas nos testes ou problemas de comportamento. Neste livro falamos de dislexia, de erros de ortografia, na dificuldade nos cálculos matemáticos, na pouca atenção nas aulas, mas também na falta de motivação e confiança do aluno, na falta de organização, quando a relação aluno-professor não é a melhor, dos bloqueios que alguns alunos têm perante os testes, nas faltas ou na relação com os colegas. Para todos estes problemas de aprendizagem há uma solução. Que exige trabalho, esforço e dedicação, por parte de pais, alunos e educadores. Porque o sucesso está ao alcance de todos. - Espalhe espuma de barbear numa mesa e peça à criança que escreva sílabas ou palavras. - Em vez de salientar que o seu aluno cometeu 14 erros, opte por realçar que acertou em 76 palavras. - Promova o diálogo com os seus filhos e alunos para que falem das suas emoções, do que sentem quando fracassam e ajude-os a superar essas dificuldades. - Jogar o jogo da forca, procurar letras, sílabas e palavras em revistas, ou fazer rimas ajudam o seu filho a ultrapassar um problema de dislexia. - Cantigas e lengalengas com números ou jogos de tabuleiro como o «monopólio» são essenciais para crianças com dificuldades na matemática. - Uma criança hiperativa necessita de muito afeto, pelo que os pais são uma peça-chave na superação deste problema. Já o professor deve recorrer a determinadas estratégias, como atribuir à criança tarefas curtas ou trabalhar as matérias mais difíceis de manhã, quando a criança está mais concentrada; - Elogiar os momentos em que uma criança com problemas de atenção consegue estar atenta, evitando chamar a sua atenção sempre que está desconcentrada, revela-se uma ótima mais-valia. - Ensine ao seu filho uma técnica especial de respiração para evitar o stresse e a ansiedade nos testes. Numa linguagem clara e acessível e recorrendo a exemplos concretos que se passam nas nossas casas e nas salas de aula, o especialista em apoio terapêutico-pedagógico Renato Paiva desvenda-lhe todos os segredos, estratégias e ferramentas que irão ajudar a ultrapassar as dificuldades de aprendizagem e a alcançar o sucesso na escola. Um livro indispensável para pais, professores e estudantes.


14h30 - ROSÁRIO CARMONA E COSTA
«iAgora? Liberte o seu filho da dependência dos ecrãs»

Psicóloga clínica. Psicoterapeuta de crianças e adolescentes Coautora do livro "Navegar em segurança", clube do autor Autora do livro "iAgora – liberte os seus filhos da dependência dos ecrãs", esfera dos livros Autora do jogo de tabuleiro "Bullying, um dia na escola", ideias com história Fundadora dos grupos de pais "TOP- Tertúlias com outros pais" Fundadora das Férias Inteligentes – ateliers de promoção de inteligência emocional para crianças e jovens Membro da Associação Portuguesa de Psicoterapia Cognitiva e Comportamental Membro da American Psychologist Association Socia fundadadora da Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção

PUBLICAÇÕES:

  • iAgora? Liberte os seus filhos da dependência dos ecrãs (2017) - Uma leitura fundamental para as famílias do século XXI. O que é normal e o que é excessivo na relação dos nossos filhos com as novas tecnologias? Essas formas de comunicação podem ser uma ferramenta de educação poderosa e altamente válida... Desde que ninguém se deixe dominar por elas. A começar pelos pais. Estas perguntas são para si: - Deve ou não deve ser amigo do seu filho no Facebook? - Sabia que o vídeo na hora da sopa pode vir a tornar-se o seu pior inimigo? - Imagina o que pode estar a acontecer quando um professor lhe diz que o seu filho tem sono nas aulas? - Quando é que deve ligar ecrãs nas viagens de carro? - Por que é que é tão errado encostar telefones a copos de água diante dos miúdos nos restaurantes? - Será mesmo uma boa ideia conceder mais meia hora de computador como prémio de bom comportamento? - Qual a grande diferença entre ser alvo de troça na escola, com umas «bocas» e encontrões, ou ser vítima de cyberbullying? - Já alguma vez parou para pensar no conceito de «aplicações didáticas»? - Então e a televisão: se virmos todos em família não faz mal, não é? - Acredita no seu filho adolescente quando ele diz que está acompanhado porque está a jogar online? Dificilmente haverá um tema da atualidade que interfira tanto no nosso dia-a-dia como o consumo desenfreado de videojogos, redes sociais e ecrãs de um modo geral, sejam computadores, tablets ou telemóveis. Todo um universo de investigação, fascínio e preocupação gira em torno deste fenómeno, abordando desde a forma como nos relacionamos com os outros ao modo como nos isolamos deles, passando pela maneira como as notícias se propagam, a cultura se manifesta ou conceitos como «amigos» e «mensagens» se modificam. Pelo lado dos pais, trata-se de um tema que, em certos casos, suscita um enorme receio pelo comportamento dos filhos, enquanto noutros é alvo de despreocupação total. É urgente ajudar as famílias de toda uma geração que já nasceu à sombra das infindáveis atrações da tecnologia (os chamados «nativos digitais») a se relacionarem com esse mundo de forma equilibrada e a utilizá-lo em prol do desenvolvimento das crianças, adolescentes e dos próprios pais. É esse o objetivo de i-Agora? - um livro de leitura fácil em que a psicóloga Rosário Carmona e Costa, estudiosa desta temática há vários anos, fornece respostas simples e diretas para um problema tão complexo e tão atual.

  • Navegar em Segurança (2014) - Este livro aborda os riscos da Internet e algumas das particularidades das atividades online. Um conjunto de autores especializados explora os perigos da relação das crianças e dos jovens com a Internet e os desafios enfrentados pelas famílias no sentido de uma utilização prevenida e saudável das novas tecnologias.


14h30 - MARIA JOÃO SEABRA SANTOS
«Educação Parental»

Concluiu Doutoramento em Psicologia - Avaliação Psicológica pela Universidade de Coimbra em 1999. É Professora Auxiliar na Universidade de Coimbra. Publicou 28 artigos em revistas especializadas e 14 trabalhos em atas de eventos, possui 10 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 73 itens de produção técnica. Participou em 52 eventos no estrangeiro e 58 em Portugal. Orientou 5 teses de doutoramento, orientou 18 dissertações de mestrado e coorientou 2 na área de Psicologia. Entre 1998 e 2008 participou em 3 projetos de investigação com financiamento. Atualmente participa num projeto de investigação na área da educação parental com pais de crianças com problemas de comportamento. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. Nas suas atividades profissionais interagiu com 69 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.


15h30 - NUNO LOBO ANTUNES
«Perturbações do Comportamento: Hiperatividade e Défice de Atenção»

Nasceu em Lisboa a 10 de Maio 1954. Em 1977, licenciou-se em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Foi Assistente Hospitalar de Pediatria e Coordenador da Unidade de Neuropediatria do Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Foi Membro da Comissão de Neurologia do "Children Oncology

PUBLICAÇÕES:

  • Sentidos - O Grande Livro das Perturbações do Desenvolvimento e Comportamento (2018) – Os pais têm sempre dúvidas. Mais ainda quando os filhos revelam perturbações de desenvolvimento ou comportamento. Felizmente, há respostas. E elas estão neste livro. Em Portugal há milhares de crianças com perturbações de desenvolvimento ou comportamento. São diferentes os diagnósticos, sintomas e gravidade. Mas acarretam sempre, em diferentes escalas, um abalo familiar. Só os pais, ou cuidadores, sabem a tarefa que têm em mãos, em casa, na escola ou na sociedade. Parece que o mundo desaba. Mas não tem de desabar. O neuropediatra Nuno Lobo Antunes, ao longo de décadas, tratou com sucesso centenas de crianças. E nos últimos anos, no PIN, foi acompanhado nessa tarefa por pediatras, pedopsiquiatras, psicólogos, terapeutas da fala ou da sexualidade, técnicos de educação especial. Juntos produziram, agora, o mais completo livro português sobre as perturbações de desenvolvimento e comportamento - da sexualidade, à adição à internet, dos problemas do sono aos comportamentos de oposição e desafio. Cada uma delas é explicada por quem sabe, e todas são vistas numa perspectiva abrangente - porque raramente vêm sós. Sobre todas elas encontrará aqui as respostas: como se diagnostica, como se trata, a farmacologia, o papel dos pais e dos cuidadores.

  • Mais forte do que eu! (2014) - «Sou o Vasco. Tenho 7 anos. Gosto de jogar à bola. Gosto da minha família. Muitas vezes fico de castigo, porque me porto mal. Na escola, tudo leva muito tempo. É difícil ficar quieto. Queria não fazer tantas asneiras. Mas não é fácil. Eu queria, juro. Mas a minha cabeça anda sempre a mil à hora e o meu corpo vai atrás.» O Vasco é assim. Mas também o Manuel, o Diogo, a Inês e a Catarina. Há milhares de crianças e adolescentes portugueses com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA). É um nome comprido para uma perturbação complexa, que tendemos a banalizar chamando-lhe "hiperactividade". O rótulo não é justo. Nem é justo olharmos para essas crianças, vê-las em roda livre e rotulá-las grosseiramente: mal-educadas. Não são. Têm pais que genuinamente se preocupam, que se interrogam, que não sabem mais o que fazer (ou nem sequer sabem que o filho tem PHDA). É a eles, e aos professores, que se destina este livro. Porque se criaram muitos mitos em torno da perturbação e é preciso desmistificá-los um a um. Neste livro, vamos conhecer o que a ciência nos diz sobre este distúrbio, perceber os sintomas e como se faz o diagnóstico, falar da medicação, do acompanhamento, discutir o que se pode fazer em casa e na escola. Vamos olhar para a PHDA de diferentes ângulos, porque é uma perturbação que exige esse olhar multifocal.


INSCRIÇÕES
Online

Faça a sua inscrição no Seminário de Educação AQUI



LOCALIZAÇÃO
Contactos

O Seminário decorrerá no Auditório 1 da ACERT (Tondela), na rua Dr. Ricardo Mota. 40º31'17.602"N 8º5'0.992"W

Município de Tondela
Gabinete de Educação
Telf. 232 811 110
E-mail: educacao[arroba]cm-tondela.pt