SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2017

"Desafios para uma Educação de Futuro" é o mote para o Seminário de Educação que o Gabinete de Educação do Município de Tondela irá realizar já no próximo dia 28 de janeiro. Reconhecendo que a educação contribui de forma preponderante para a melhoria das condições de vida da população, motivo pelo qual deve ser um vetor essencial no desenvolvimento e progresso da sociedade, a Câmara Municipal de Tondela está empenhada em trazer a Tondela um leque de oradores de referência Ibérica.

Este ano o seminário será acreditado, relevando para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores do Ensino Básico e Secundário. A certificação poderá ser requerida ao Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão, nos trinta dias subsequentes ao seminário, mediante o preenchimento do formulário entregue pelo secretariado, ou descarregue aqui.

cartaz


PROGRAMA
28 janeiro de 2017

horário atividade
08:30 Credenciação - Abertura Secretariado
08:50 Encerramento Secretariado
09:00 Sessão oficial de abertura
  • Dr. José António Jesus – Presidente da Câmara Municipal de Tondela
  • Dr.ª Rosa Carvalho - Diretora do Centro de Formação Associação Escolas do Planalto Beirão
  • Dr.ª Helena Gonçalves - Diretora Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo
  • Dr. Júlio Valente - Diretor Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro
  • Eng. António Dias - Diretor Pedagógico Escola Profissional de Tondela
09:30 Painel 1 – A EDUCAÇÃO, NO FUTURO, PRECISA DE OUTRA ESCOLA!
  • Prof. Doutor Joaquim Azevedo | Universidade Católica
  • Moderador: Miguel Torres - ACERT
10:30 Coffe-break
11:00 Painel 2 – RELAÇÃO ESCOLA/FAMÍLIA: A PARENTALIDADE CONSCIENTE E OS TPC'S
  • Mestre Jennifer Cunha | Universidade do Minho
  • Dr.ª Miakela Övén | Coach e Practitioner em Programação Neurolinguística
  • Moderador: Raquel Nunes - Chefe Divisão da Educação e Ação Social
12:00 Almoço
14:00 Painel 3 – O CÉREBRO SOCIAL E O BULLYING - Para que os amanhãs possam cantar: o adulto como bússola empática no seu legado transgeracional
  • Mestre Ana Vasconcelos | Pedopsiquiatra
  • Moderadora: Sandra Almeida - Psicóloga e Terapeuta Familiar
15:15 Painel 4 – O QUE FUNCIONA EM EDUCAÇÃO - ALGUMAS LIÇÕES DOS ESTUDOS TIMSS E PISA
  • Prof. Doutor Nuno Crato | Ex-Ministro da Educação
  • Moderador: a definir
16:30 Encerramento da sessão de trabalhos
  • Dr. José António Jesus – Presidente da Câmara Municipal de Tondela
  • Dr.ª Rosa Carvalho - Diretora do Centro de Formação Associação Escolas do Planalto Beirão


PRELETOR
JOAQUIM AZEVEDO

É natural de Santa Maria da Feira e vive no Porto. É licenciado em História (Universidade do Porto) e doutorado em Ciências da Educação (Universidade de Lisboa). Foi dirigente estudantil (1973-77), diretor escolar (1978-1983), técnico de planeamento regional em educação, na CCDR-N (1983-1988), membro da Comissão de Reforma do Sistema Educativo (1986-1988), diretor-geral do Ministério da Educação, no GETAP (1988-1992), Secretário de Estado dos Ensino Básico e Secundário, do XII Governo Constitucional (1992-1993), Diretor da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica (2002-2010), Presidente do CR do Porto, da Universidade Católica (2006-2013). Representou Portugal em vários organismos internacionais como a OCDE (CERI) e a UNESCO. Distinguiu-se no campo da educação no lançamento do ensino profissional e das escolas profissionais, em Portugal (1989) e das escolas profissionais de Moçambique (2001), na criação dos Centros de Formação de Associação de Escolas (centros de formação contínua de professores (1993), na coordenação do Debate Nacional de Educação, promovido pelo Conselho Nacional de Educação (2007) e no lançamento do Projeto Arco Maior (2013), que acolhe, numa nova proposta educativa, os jovens alunos que abandonaram as escolas, na cidade do Porto. Atualmente é investigador no Centro de Estudos do Desenvolvimento Humano (UCP) e é professor catedrático na Universidade Católica. É ainda membro cooptado do Conselho Nacional de Educação, onde dirige a Comissão de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Sistema Educativo, pertencendo à Comissão Coordenadora do CNE. O seu último livro é Liberdade e Política Pública de Educação. Ensaio sobre um novo compromisso social pela educação” (2011). Foi condecorado como Grande-Oficial da Ordem de Instrução Pública (2009) e com a medalha de ouro de Defesa Nacional (2015).


PRELETOR
ANA VASCONCELOS

É uma ‘decifradora’ de crianças, mas, mais do que isso, é uma defensora dos seus direitos. A pedopsiquiatra Ana Vasconcelos ajuda-nos a perceber melhor que tipo de filho estamos a educar e que tipo de mãe somos. Ana Vasconcelos é uma das principais aliadas das crianças portuguesas: no seu consultório passam diariamente muitas crianças em sofrimento. Nasceu em Lisboa, formou-se em medicina e especializou-se em psiquiatria da criança e do adolescente em Paris. Participou no primeiro curso de mediação familiar do CEJ (Centro de Estudos Judiciários), é um dos membros fundadores da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica e membro da SPPS (Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde).

PUBLICAÇÕES:

  • Por que é que as crianças fazem tantas perguntas? (2013) - Atualmente em tempos de grandes correrias e de stresse profundo, parece difícil podermos responder adequadamente às interrogações das crianças. Por que é que as crianças fazem tantas perguntas contraria precisamente esta perspetiva e por isso constitui, segundo a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos, autora do prefácio, um livro para o otimismo e um livro contra a crise. Neste texto, Paola Santagostino percorre o terreno insidioso dos porquês das crianças e revela com palavras simples a psicologia das perguntas, sugerindo a estratégia mais aconselhável para encontrar uma resposta satisfatória. E muitas vezes, a forma como respondemos é mais importante do que aquilo que se responde. Por que é que chove?, Por que é que morremos?, Por que é que vamos trabalhar? são apenas algumas das muitas interrogações fundamentais que exigem por parte do adulto - esse grande mediador que funciona como bússola empática para a criança - sensibilidade, motivação e uma disponibilidade que pode ser trabalhada diariamente.


PRELETOR
JENNIFER CUNHA

Jennifer Cunha é psicóloga escolar e investigadora do Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, onde realizou a sua formação. Dedica-se ao estudo dos processos de aprendizagem promotores do sucesso escolar, nomeadamente a utilização do TPC como ferramenta educativa. É coautora de publicações internacionais em revistas de arbitragem científica. Recentemente tem elaborado e implementado projetos de combate ao insucesso escolar, envolvendo alunos, pais e professores.


PRELETOR
MIKAELA ÖVÉN

A Mikaela Övén, a Mia, nasceu em 1976 na Suécia, está em Portugal desde 2001 e é mãe de três filhos. É autora de do bestseller Educar com Mindfulness (Porto Editora, 2015) e do recente Heartfulness- Enfrente a vida de coração aberto (Porto Editora, 2016), é palestrante, formadora e coach. Foi uma das primeiras pessoas a levar o Mindfulness ao público português e é fundadora da Academia de Parentalidade Consciente. Estudou ciências comportamentais na Universidade de Lund, Suécia, e é licenciada em Recursos Humanos com a especialidade de desenvolvimento de competências pela Universidade de Malmö, Suécia. Têm várias formações na área de desenvolvimento pessoal e educação parental. É Coach e Practitioner em Programação Neurolinguística, Facilitadora Family Lab, Certificada em Competências de Relacionamentos nas Escolas, Instrutora de Mindfulness, Certificada em Generative Coaching e Facilitadora de Family Communications e Positive Parenting.

PUBLICAÇÕES:

  • Educar com Mindfulness (2016) - Ninguém nos dá a fórmula mágica quando nos tornamos pais. Nem existe um manual que nos ensine a lidar com os desafios diários como as birras, o sono e as refeições. Estaremos a agir bem? O que é normal em cada idade? Devemos elogiar ou castigar? Quando dizer não? E como compensar o pouco tempo que partilhamos com os nossos filhos? O Mindfulness aplicado à parentalidade ajuda-nos a pensar a educação de forma consciente e plena. Conheça as ferramentas que Mia Övén sugere para se libertar da culpa e da ansiedade. E viva mais a sua família! Este guia inclui: • exemplos reais dos principais desafios educativos; • sugestões de resolução de conflitos; • práticas de Mindfulness; • tabelas orientadoras das necessidades do seu filho; • CD com meditações guiadas pela autora.

  • Heartfulness - Enfrente a vida de coração aberto (2016) - Gostaria de mudar de vida mas não sabe como nem quando? No seu novo livro, Mia Övén apresenta um conceito que nada tem que ver com programas de oito semanas, pensamento positivo ou outras técnicas rápidas. De uma forma direta, com simples mudanças na forma de olhar para a Vida, conseguirá perceber que está sempre tudo bem. Passando do Mindfulness ao Heartfulness, a autora também inaugura um método pessoal: o Miafulness. Eliminando os obstáculos que o impedem de alcançar o que mais deseja - felicidade, segurança e orientação -, ajuda-o a conectar-se com o seu coração e a viver sem esforço, com serenidade e coragem plena. Pare de correr atrás da Vida e viva intensamente, agora! Acompanhado por App gratuita com meditações guiadas pela autora (iOS e Android).


PRELETOR
NUNO CRATO

Nuno Crato, professor catedrático de Matemática e Estatística no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa, tomou posse em 21 de Junho de 2011 como Ministro da Educação e Ciência do XIX Governo Constitucional. De 2007 a 2011 foi pró-reitor para a Cultura Científica da Universidade Técnica de Lisboa, de 2010 a 2011 foi destacado pela UTL para presidente (CEO) da Comissão Executiva do Taguspark, de 2006 a 2011 foi presidente e coordenador científico do Centro FCT Cemapre e de 2004 a 2010 foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM). Estudou na Faculdade de Ciências de Lisboa, licenciou-se em Economia no ISEG, onde depois obteve o grau de mestre em Métodos Matemáticos para Gestão de Empresas. Trabalhou na Norma, foi director de estudos e consultoria da Norma-Açores e trabalhou como consultor de planeamento e de previsão económica. Doutorou-se em Matemática Aplicada nos Estados Unidos e trabalhou depois nesse país muitos anos, como investigador e professor universitário (Stevens Tech e NJIT). O seu trabalho de investigação incide sobre processos estocásticos e séries temporais com aplicações várias, nomeadamente computacionais e financeiras. É membro de várias sociedades científicas internacionais, nomeadamente da American Statistical Association e do International Institute of Forecasters. Foi Presidente do International Symposium on Forecasting em 2000. Tem trabalhos de investigação publicados em diversas revistas internacionais da especialidade, nomeadamente Statistical Papers, Comp. & Operations Research, Communications in Statistics, J. of Econometrics, J. of Automated Reasoning e J. of Forecasting. Em paralelo com o seu trabalho académico, tem-se empenhado na divulgação científica. Colabora regularmente na imprensa, principalmente no semanário Expresso onde mantém desde 1996 uma coluna semanal de divulgação científica, e tem colaborado com vários programas de televisão, nomeadamente o 4xCiência, o 2010 e o ABCiência, e de rádio, nomeadamente o 3 minutos de ciência na Rádio Europa.

PUBLICAÇÕES:

  • Ensino da Matemática: Questões e Soluções (2011) - inclui os textos principais da conferência internacional realizada na Gulbenkian em 2008 organizada por Nuno Crato. Inclui um longo texto do mesmo autor intitulado "Ensinar matemática temperando a experiência com as recomendações da ciência moderna", em que se defende que a verdadeira modernização do ensino não põe em oposição a memorização e a compreensão, antes promove o trabalho como base para a verdadeira compreensão e assimilação da matemática. Sem bases, o edifício educativo falha e os prejudicados são os alunos.

  • A Matemática das Coisas (2011) - Agora galardoado com o European Science Award na categoria de Melhor Comunicador do Ano, um novo livro de Nuno Crato dedicado às histórias matemáticas, como por exemplo histórias de confusões nas auto-estradas por não se seguirem regras da geometria cartesiana. Enfim, histórias acerca da beleza da matemática, contadas para que todos a entendam e se entusiasmem. Uma obra publicada também no Rio de Janeiro, traduzida em inglês pela Springer e parcialmente traduzida para Italiano pela Tropea, de Milão.


INSCRIÇÕES
Online

PASSO 1 - Aceda ao formulário de inscrição aqui

PASSO 2 (apenas caso queira acreditação) - Preencha e devolva a ficha de Inscrição aqui * A Ficha de Inscrição terá que estar integralmente preenchida, devidamente assinada pelo(a) Diretor(a) do AE onde exerce funções e carimbada;

PASSO 3 (apenas caso queira acreditação) - Preencha e devolva o requerimento aqui * O Requerimento terá que estar integralmente preenchido nos campos referentes à identificação do docente e assinado pelo próprio.


LOCALIZAÇÃO
Contatos

O Seminário decorrerá no Auditório Municipal de Tondela, na rua Comendador Alberto Cardoso. 40°31'07.8"N 8°04'55.1"W

Município de Tondela
Gabinete de Educação
Telf. 232 811 110
E-mail: educacao[arroba]cm-tondela.pt