INTRODUÇÃO

Todos os anos, no dia 18 de maio, o Museu Terras de Besteiros promove visitas guiadas e oficinas pedagógicas no sentido de celebrar esta data tão especial que é o Dia Internacional dos Museus.

Em 2020, porém, um vírus pouco simpático obrigou-nos a ser criativos e a substituir a programação habitual por um desafio on-line: já que não podemos reunir os amigos no museu, que tal reunirmos os nossos trabalhos artísticos numa exposição virtual?

É este o desafio que agora vos lançamos: durante o mês de maio, enviem-nos um trabalho original em formato digital, seja ele um desenho, uma pintura, um objeto ou um texto. Não importa se tens 8 ou 80 anos, se és um artista consagrado ou um mero curioso… A única regra fundamental é que o tema desse trabalho esteja relacionado com o património cultural e/ou natural do concelho de Tondela.


COMO FUNCIONA?

Muito simples:

• as imagens devem ser enviadas para o endereço eletrónico do museu – museu.terras.besteiros@cm-tondela.pt – entre os dias 1 e 30 de maio;

• a imagem pode ser uma fotografia ou uma digitalização, desde que se apresente nos formatos mais comuns (ex: JPEG, PNG…) e possua boa resolução;

• para além da imagem, deve constar no e-mail as seguintes informações: nome do autor + idade + localidade + título da obra + breve descrição da obra (opcional);

• a imagem deve mostrar um trabalho artístico de autoria própria, podendo o mesmo assumir qualquer tipologia (ex: desenho, pintura, escultura, fotografia, artesanato, literatura…);

• antes de serem publicadas neste site, todas as imagens serão analisadas, no sentido de confirmar que os trabalhos respeitam a temática do património local (ex: monumentos do concelho, paisagens do Caramulo, figuras históricas, lendas…) e que não possuem conteúdos ofensivos/violentos.

Caso surja alguma dúvida, estamos em contacto pelo endereço eletrónico já mencionado ou pelo número de telefone do museu.


DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

Foi no ano de 1977 que o ICOM (Conselho Internacional de Museus) teve a ideia de criar um Dia Internacional, como forma de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus na preservação do património, na dinamização do turismo e no desenvolvimento sustentável das populações.

Para 2020, o ICOM propôs o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, numa clara alusão de que o direito à cultura e ao conhecimento deve ser universal.

O Museu Terras de Besteiros subscreve inteiramente esta mensagem baseada nos valores da igualdade e da inclusão. Por esse motivo, o desafio que aqui é lançado está aberto a todas as pessoas, independentemente da sua idade, género, profissão, nacionalidade ou suposto talento para as artes. Todos estão convidados!

Galeria de imagens

Sala de exposições virtual