11 Jun. 2018

Casa do Povo de Tondela festeja 45º aniversário

A Casa do Povo de Tondela celebra este fim de semana o seu 45º aniversário, com diferentes eventos a decorrer durante o dia de ontem e hoje.

Para o final da tarde de ontem, dia 09 de junho, foi programado o lançamento da Revista Evocativa dos 45 anos, que decorreu no Mercado Velho.
A tarefa da apresentação da revista coube ao vice presidente da Casa do Povo, Celso Alves, que explicou que o seu conteúdo se debruça sobre a história desta instituição, contendo ainda um resumo das suas atividades.
O presidente da Casa do Povo de Tondela, Jorge Henriques, aproveitou a ocasião para homenagear o falecido Eduardo Henriques Basílio e ainda Ester Figueiredo, pela sua “generosidade para com a Casa do Povo”.
Depois de realçar a importância das parcerias, com as diferentes instituições, Jorge Henriques destacou também que a Casa do Povo sempre se pautou por uma matriz de independência.
“Ao longo dos anos , a Casa do Povo de Tondela nunca esteve ao serviço de qualquer orientação política ou clubista , mas sempre ao serviço dos seus associados”, referiu.
Já o presidente da câmara de Tondela, José António Jesus, enalteceu “o grandioso ato de prestar homenagem àqueles que serviram esta instituição e são exemplo pelo que fizeram ao serviço dos outros”.
Depois de recordar o papel das casas do povo aquando do seu surgimento, o presidente da Câmara destacou todo o percurso de adaptação ao longo dos tempos.
“De há 15 anos a esta parte a Casa do Povo deu um salto muito grande, com o Coro Polifónico e depois com a formação”, sustentou.
Nesta ocasião, José António Jesus aludiu também à importância da cooperação nos diferentes domínios, sem que tal retire autonomia ou independência às instituições que se apoiem em instrumentos necessários para desenvolver as suas atividades.
“Custa-me perceber que haja quem se esconda atrás de um teclado para lançar a confusão, criar ilusões e manipular informação. Digo isto a propósito de um protocolo com o Sporting Clube de Nandufe (SCN) aprovado por unanimidade, na última reunião de Câmara, em que está explícito que este apoio é para o pagamento de ajustes nas facturas da EDP, mas há quem venha inventar que aqui reside algum tipo de falta de transparência”, apontou.
De acordo com o presidente da Câmara de Tondela, este protocolo não deixa qualquer dúvida.
“Mais clareza do que esta?”, questionou, acrescentando que ao longo destes três anos sempre se apoiaram os custos de água e energia, de acordo com as faturas que o SCN apresentava, de acordo com o direito de superfície e acordos existentes.
As comemorações dos 45 anos da Casa do Povo de Tondela de ontem incluiram ainda um concerto de Nuno Barroso, por volta das 21:30, no Auditório Municipal.
Para hoje está agendada a romagem ao cemitério, uma Missa na Igreja Matriz de Tondela e o almoço.
Terá lugar ainda a tarde cultural, com o Grupo de Cavaquinhos de Nandufe e Quinta do Paço.