16 Jan. 2020

Circulação no IP3 restabelecida

A circulação no IP3, no sentido Coimbra-Mortágua, foi hoje restabelecida, depois de ter estado cerca de quatro semanas condicionada devido a um deslizamento de terras na zona de Penacova.

Assim, a circulação automóvel volta a ser feita nos dois sentidos, depois de uma interrupção que ocorreu a 21 de dezembro do ano passado.
Recorda-se que os constrangimentos provocados pelo encerramento parcial do IP3 levaram a que a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões reclamasse, em conferência de imprensa de 09 de janeiro, o urgente restabelecimento da circulação automóvel “nesta via estrutural e insubstituível”.
Dois dias antes, a 07 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, tinha enviado uma carta dirigida ao presidente das Infraestruturas de Portugal, onde solicitava uma reunião para lhe serem dados esclarecimentos sobre o calendário e os planos de trabalho previstos para o troço do IP3, onde estava suspensa a circulação automóvel.
Na sequência desta diligência, José António Jesus foi recebido em Lisboa, a 13 de janeiro, pelas Infraestruturas de Portugal, reiterando os fortes impactos sentidos no concelho de Tondela, em diversos níveis, com a suspensão da circulação no IP3.
Nesta ocasião, as Infraestruturas de Portugal mostraram-se sensíveis às preocupações transmitidas, sendo evidentes os esforços feitos para que no dia de hoje tenha sido reaberto o trânsito nos dois sentidos.