01 Abr. 2020

Ativado Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Tondela

O Município de Tondela informa que foi hoje ativado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Tondela, no âmbito da atual situação de pandemia relacionada com a COVID 19.

Assim, comunica-se que o posto de comando operacional municipal vai funcionar, em permanência, no edifício dos Paços do Concelho, sob a coordenação do presidente da Câmara Municipal e agentes da Proteção Civil, cabendo a esta estrutura a definição da atuação em fase de emergência e reabilitação, de medidas de minimização ou contenção da propagação da pandemia e seus efeitos.
Cabe ainda a esta estrutura a definição de ações na fase de emergência e reabilitação, em termos de garantias de funcionamento de atividades essenciais à contenção da doença e à vivência individual e coletiva, bem como o contacto e coordenação com todas as instituições particulares, empresariais ou autárquicas, e ainda um quadro de comunicação com a comunidade, preconizando com estas medidas o cumprimento dos objetivos do Plano de Emergência.
Considerando o regresso de emigrantes, bem como a mobilidade de pessoas de outros concelhos, nomeadamente de grandes áreas urbanas, solicita-se que essas pessoas deem conhecimento da sua chegada à Câmara Municipal ou às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho.
Os emigrantes que regressem, bem como as pessoas em que se registe mobilidade de outros concelhos, devem colocar-se em isolamento preventivo (profilático) ou “quarentena”, pelo período mínimo de 14 dias. Em caso de sintomas, devem contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou o médico de serviço da Unidade de Saúde da sua área de residência.
Os Serviços Municipais e todos os trabalhadores municipais estão mobilizados, sem qualquer reserva, para todas as ações inerentes à Proteção Civil, da iniciativa de qualquer agente da Proteção Civil.