22 maio 2020

Município de Tondela alerta SEPNA para ocorrência no Rio Dinha

O Município de Tondela informou hoje o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR para uma ocorrência detetada durante a manhã, no Rio Dinha.

O alerta para o estado do Rio Dinha foi dado por munícipes, tendo os serviços de fiscalização municipal se deslocado de imediato ao local, verificando que na zona da Quinta da Ínsua as águas do Rio Dinha apresentavam um aspeto ludro. As fotografias recolhidas no local foram devidamente enviadas ao SEPNA.
Sublinhe-se também que se verificou no local que a descarga na linha de água, proveniente da ETAR de Tondela após tratamento, apresentava água límpida e transparente, bem como na linha de água a montante e a jusante desta.
Os serviços de fiscalização municipal não conseguiram detetar a origem desta ocorrência, que terá acontecido a jusante da descarga da ETAR de Tondela e a montante da descarga da ETAR da Quinta da Ínsua.
O Município de Tondela lamenta esta nova ocorrência, que nada teve a ver com o funcionamento da ETAR de Tondela, mas contribui para a contaminação das águas do Rio Dinha.