17 Set. 2020

Galardões e prémios de mérito entregues em Dia de Feriado Municipal

Tondela assinalou hoje, dia 16 de setembro, o seu Feriado Municipal com uma sessão solene evocativa, que decorreu ao final da tarde ao ar livre, tendo o Parque Urbano como pano de fundo.
Nesta ocasião foram entregues os galardões municipais, assim como os prémios de mérito a alunos do concelho de Tondela.
Face à situação de contingência causada pela pandemia de Covid-19, estes prémios foram entregues simbolicamente apenas a alunos do 12.° anos das secundárias do concelho, ensino superior e do 3. ano da escola profissional (alunos finalistas), em representação de todos os outros.
Seguiu-se a entrega dos galardões municipais, com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal ao jovem Gustavo Cunha, que se destacou nas competições da prática de escalada.
A mesma medalha foi atribuída a Ricardo Loureiro, que no ano de 2019 obteve o título de Campeão Nacional Absoluto, no Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha.
Também o investigador António Carmo Gouveia, que já foi diretor do Parque da Fundação de Serralves e do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, recebeu a Medalha de Mérito Municipal, pela sua carreira académica e de investigação.
Foi também atribuída a medalha de Mérito Municipal à ALS ControlVet, pelo seu mais recente projeto, que muito se deve à visão estratégica do seu rosto, João Cotta.
Já a medalha Municipal de Valor e Altruísmo, a titulo póstumo, ao Padre Manuel Rocha, pela sua missão pastoral e social e pela sua ligação a este concelho e às suas causas.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, sublinhou que, sendo hoje o dia do Feriado Municipal, “importa ter uma palavra para com todos os trabalhadores do Município, desde os diretores de departamento até aos assistentes operacionais, pois todos têm a sua missão: todos têm igual importância, ainda que responsabilidades adequadas às funções que exercem”.
Enalteceu também os galardoados e ainda os jovens alunos de mérito, não só pelo testemunho que hoje aqui transpõem, mas “acima de tudo pelo que representam para o futuro”.
“Cremos que este é um dos momentos mais marcantes desta cerimónia porque, acima de tudo, acreditamos que é mote deste momento, afirmar e corporizar que Tondela é Futuro. E é futuro porque estes jovens têm nas suas mãos o mérito de poder dar continuidade a uma estratégia de valorização do nosso território: Aqui tendes o futuro; emprego qualificado e valorização pessoal, com qualidade de vida; aqui tendes um sector empresarial com cada vez mais investimento e inovação”, referiu.
Esta cerimónia contou ainda com a presença da delegada regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, e da presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno, que destacou que Tondela é um concelho que tem claramente preocupações ambientais, educativas, empresariais e culturais.
“Senhor presidente tenho de o felicitar, a si e à sua equipa, pelo trabalho extraordinário que tem feito e dizer aos cidadãos e aos munícipes de Tondela que são, sem dúvida nenhuma, uns privilegiados, mas eles também merecem ter competência a governá-los”, concluiu.