17 Fev. 2021

Extensões de Saúde da Lajeosa do Dão e Caramulo em funcionamento

A Extensão de Saúde da Lajeosa do Dão e a Extensão de Saúde do Caramulo já se encontram em funcionamento, depois de o Município de Tondela ter diligenciado a colocação dos recursos humanos necessários para que tal ocorresse.

No que toca a Extensão de Saúde da Lajeosa do Dão reabriu na passada sexta feira, dia 12 de fevereiro, e a Extensão de Saúde do Caramulo reabriu ontem, dia 16 de fevereiro.
Quanto à Extensão de Saúde de S. João do Monte, o Município de Tondela aguarda que seja promovido o agendamento para uma visita técnica, para verificação das condições necessárias para o cumprimento das normas da DGS em vigor, inerentes à proteção e segurança de todos os profissionais e utentes, no quadro da pandemia vivida.
Após esta avaliação e eventual intervenção de adaptação, com o objetivo da reabertura, serão definidos os moldes de resposta aos utentes desta unidade.
Recorde-se que a solução, que garantiu a reabertura das extensões de saúde encerradas nas últimas semanas, foi possível graças às múltiplas reuniões que envolveram a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, os coordenadores das unidades de saúde do concelho e o Município de Tondela.
Apesar de não ser da sua responsabilidade, o Município de Tondela promoveu a colocação dos recursos humanos que foram entendidos como prioritários, defendendo um valor que está consagrado na Constituição da República Portuguesa: o acesso aos cuidados de saúde.