16 Abr. 2021

Concurso Nacional de Leitura 2020 | 2021

Os oito alunos da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIMVDL), que vão representar a região na Fase Nacional do Concurso Nacional de Leitura, foram ontem conhecidos numa sessão online que decorreu a partir de Tondela.

Os oito concorrentes que passam à Fase Nacional são:
1º CEB
Júlia Miguel de Melo Santos | E.B. de Canas de Santa Maria (Tondela)
Maria Marques Pessoa | E.B. de Canas de Santa Maria (Tondela)

2º CEB
Beatriz Esteves Santos | E.B. D. Duarte (Viseu)
Camila Martins Viana | E.B. de Tondela

3º CEB
António José Pinto Cardoso | E.B. Infante D. Henrique (Viseu)
Matilde Azevedo Augusto | E.B. Grão Vasco (Viseu)

Ensino Secundário
Inês Grilo Ferreira | Escola Secundária Viriato (Viseu)
Maria João Santos | Escola Secundária de Vila Nova de Paiva

Este concurso, destinado aos alunos do ensino básico e secundário, é constituído por vários momentos (escolar/municipal, intermunicipal e nacional), ao longo dos quais os concorrentes são avaliados em vários desafios. Leituras expressivas, questões escritas e de expressão oral são alguns exemplos.
A Fase Intermunicipal Viseu Dão Lafões decorreu integralmente online e reuniu 119 concorrentes oriundos dos municípios que constituem a CIMVDL e que se inscreveram no concurso: Aguiar da Beira, Castro Daire, Carregal do Sal, Nelas, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.
Estes 119 concorrentes realizaram o primeiro momento de competição, a Prova Escrita, no dia 12 de abril. Destes, 20 foram apurados para a Prova de Palco, realizada ontem, 15 de abril, tendo então sido encontrados os oito concorrentes que passaram à Fase Nacional.
Sendo pública, a Prova de Palco foi transmitida em direto via redes sociais do Município de Tondela. Os alunos foram desafiados a ler um poema com expressividade e a responder, oralmente, a uma questão de argumentação sobre as obras de leitura obrigatória selecionadas para a Fase Intermunicipal: «O Príncipe Com Orelhas de Burro», de Luísa Ducla Soares, para o 1º CEB; «O Segredo do Rio», de Miguel Sousa Tavares, para o 2º CEB; «Os Livros Que Devoraram o Meu Pai», de Afonso Cruz, para o 3º CEB, e «A Trança de Inês», de Rosa de Lobato Faria, para o Ensino Secundário.
A avaliação das prestações esteve a cargo de um júri constituído pela vereadora da Ação Social e da Educação da Câmara Municipal de Tondela, Sofia Ferreira, por um representante da CIMVDL, Elisabete Leitão, e pela coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Helena Duque.
A apresentação do evento esteve a cargo de Pedro Sousa, ator do Trigo Limpo Teatro ACERT. Esteve também presente, a dar a boas-vindas aos concorrentes, a Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, Teresa Calçada.
O Concurso Nacional de Leitura, realizado anualmente, tem como objetivo tornar os livros e a leitura cada vez mais presentes no quotidiano.
A Fase Intermunicipal Viseu Dão Lafões foi, este ano, organizada pela Biblioteca Municipal de Tondela em parceria com o Plano Nacional de Leitura, com a Direção Geral dos Livros, Arquivos e Bibliotecas e com as bibliotecas públicas e escolares dos municípios participantes.