15 Jun. 2021

IV Edição do International School Cartoon Festival de Tondela em formato digital

A Violação dos Direitos Humanos foi o tema escolhido para a IV Edição do International School Cartoon Festival de Tondela, que este ano chega a 22 de junho em versão digital, devido à pandemia que continuamos a atravessar.

Este evento é organizado pelo Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo em parceria com o Município de Tondela, sendo apresentado via Zoom, pelas 18:00 do dia 22 de junho.
Para esta edição, a organização recebeu cerca de 1.300 cartoons de autores originários de 39 países, tais como a Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, China, Cuba, Egito, Sérvia, India, Irão, Noruega, Peru, Rússia, Turquia entre outros, sendo que as obras recebidas foram direcionadas para um dos dois escalões definidos no Regulamento do Concurso: a categoria estudante, que abrange jovens entre os 12 e os 15 anos, e a categoria profissional que engloba todas as idades a partir dos 18 anos.
Efetuada a apreciação dos trabalhos entregues, como vencedores profissionais desta IV Edição, foram premiados as cartoonistas Izabela Kowalska-Wieczorek, da Polónia; Mahboube Pakdel, do Irão e o cartoonista, Mohammadhosein Akbari também do Irão.
Já na categoria estudante, os premiados foram os alunos da Turquia, Didar Askin, Paylas Kiraz e o Serkan Gudukoglu.
Na seção nacional, estão nomeados, enquanto finalistas, os seguintes alunos: Esperança Pereira, da Escola Secundária Viriato, em Viseu; Laura Post, do Agrupamento de Escolas de Tábua; Raquel Silva, do Colégio Atlântico, do Seixal; Tiago Santos, do Agrupamento de Escolas do Carregal do Sal e Tomás Ventura e Mariana Vale, do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo. Os resultados finais serão anunciados no dia 22 de junho.
De salientar que a Equipa do Júri deste ano contou com a presença de Biratan Porto, do Brasil; Fawzy Morsy, do Egito; Omar Perez, da Espanha; António Santos e Ricardo Ferreira, de Portugal, todos cartoonistas profissionais.