28 Set. 2021

Lançamento dos “Cadernos de Cultura Dom Jaime”

Integrado nas comemorações do Feriado Municipal de Tondela, decorreu no dia 15 de setembro, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, o lançamento do sétimo número dos “Cadernos de Cultura Dom Jaime”, revista cultural editada pelo Município de Tondela, através do Centro de Estudos Tomaz Ribeiro.

A publicação foi apresentada pelo vereador da cultura da Câmara Municipal de Tondela, Miguel Torres, que salientou a importância dos cadernos “como espaço de afirmação da cultura que se vive e estuda no nosso território”.
José Valle de Figueiredo, diretor da publicação desde a sua génese, agradeceu “a todos quantos nos acompanharam estes tempos que passaram, a todos quantos não desistiram de nós e sempre nos animaram, ao Município da nossa Terra – uma saudação especial para o presidente José António de Jesus e para o vereador da Cultura, Miguel Torres, aos dedicados colaboradores deste número e ao investigador Hélder Abraços,” coordenador da presente edição, retomada após 12 anos de interregno.
A edição reúne os seguintes artigos: “Um herói da Guerra da Restauração de Santiago de Besteiros Francisco Pacheco Mascarenhas”, de Rui do Amaral Leitão; “Tomás Ribeiro e José da Silva Figueira”, de José Augusto Maia Marques; “Cartas de Branca de Gonta Colaço sobre Tomaz Ribeiro e Camilo Castelo Branco”, de José Valle de Figueiredo; ”Um inédito de Branca de Gonta Colaço”, de Paulo Sá Machado; ”Um Clube de Senhoras”, de Rodrigo de Mello; “Evelyn Ruffer: uma irlandesa em Parada de Gonta”, de Hélder Abraços e Luísa Melo; “Jorge Colaço e a sua ligação a Tondela”, de Cláudia Emanuel Franco dos Santos; “A semiótica na representação azulejar em Tondela”, de Maria Lurdes Pinto; “Alexandre Castro Coelho, uma vida de luta em prol da imprensa, do teatro e da dignificação de Tondela”, de Joaquim Duarte Pereira; e ainda, “Efemérides” sobre os “100 anos do nascimento de Abel Lacerda: vida e obra” e os “110 anos do nascimento de Rodrigo de Mello: o poeta de Parada”.
Entre o público presente estiveram, o vice-presidente da Câmara Municipal de Tondela, Pedro Adão, os presidentes da Juntas de Freguesia de Parada de Gonta e da União de Freguesias Tondela e Nandufe, os autores que colaboraram na publicação, vários elementos da comunicação social e amigos.
A sessão terminou com a degustação do vinho “Segredos do Dão: D. Jaime”, produzido pelas Caves Martinho Alves de Tondela, em parceria com a Junta de Freguesia de Parada de Gonta.
A publicação está disponível para venda na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e no Museu Municipal Terras de Besteiros.