14 Out. 2021

Município de Tondela assinala Dia Mundial do Animal

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do animal, o Município de Tondela, em colaboração com a GNR (secção de prevenção criminal e policiamento comunitário - Escola Segura, equipa cinotécnica do Comando Territorial de Viseu e Núcleo de Proteção Ambiental de Santa Comba Dão), levaram a cabo, no dia 04 de outubro, uma atividade junto das crianças da EB0 e EB1,2 de Tondela.

As equipas cinotécnicas realizaram demonstrações com um cão patrulha e um cão com a valência de deteção de drogas, mostrando às crianças a sua importância nas diferentes áreas de intervenção. Também deram a conhecer um corvo que iria ser entregue ao CERVAS, para a sua devida recuperação e posterior libertação.
Também no dia 08 outubro, os serviços realizaram, no Jardim de infância da Misericórdia Vale de Besteiros, uma ação de sensibilização sobre os cuidados a ter com os animais de estimação.
Nas duas ações, houve a possibilidade de as crianças conhecerem a cadela Juju, residente no Canil Municipal e que fez as delícias dos presentes, fomentando também a importância da posse responsável dos animais de companhia.
Ainda nesta ocasião, as crianças ofereceram ração e outros alimentos para os animais residentes no Canil Municipal.
Estas ações visam, sobretudo, despertar consciências e ajudar as crianças a desenvolverem valores fundamentais como o respeito por todos os seres, acreditando ser este um dos pilares da educação cívica e democrática do ser humano.