01 Jun. 2023

Atendimento social agora mais perto dos cidadãos

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), assegurado e coordenado desde o início do mês de abril pela Câmara Municipal de Tondela, vai ser descentralizado, passando a ser efetuado nas diferentes freguesias do concelho para estar mais próximos dos cidadãos.

O SAAS serve pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão e emergência social e os beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI). O atendimento é assegurado por técnicos da Cooperativa Vários, com quem a autarquia protocolou a prestação deste serviço social.
A equipa, designada por Metas, é constituída por profissionais de Serviço Social, Educação Social, Psicologia e de Ação Direta. Estes profissionais asseguram o atendimento, informação e orientação de cada pessoa e família, tendo em conta os seus direitos, deveres e responsabilidades, bem como os serviços adequados à situação e respetivo encaminhamento. Garantem também a prevenção e resolução de problemas sociais dos cidadãos e agregados familiares.
Os técnicos estão também responsáveis pela avaliação de situações de emergência social de comprovada carência económica, com a atribuição de prestações de caráter eventual, e pelo planeamento e organização de ações de intervenção social.
Com o objetivo de prestar um serviço de maior proximidade às populações, a partir do dia 6 de junho, passa a realizar-se um atendimento descentralizado nas 19 freguesias do concelho, com o objetivo de alcançar um maior número de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, assim como de chegar a mais situações de emergência social.
No dia 6 de junho, o atendimento descentralizado vai decorrer durante a manhã na União de Freguesias S. João do Monte e Mosteirinho e à tarde em Santigo de Besteiros. No dia seguinte decorre, no período da manhã, em Canas de Santa Maria e, durante a tarde, em Lobão da Beira.
A 13 de junho, a equipa Metas vai estar em Ferreirós do Dão e Tonda. Um dia depois passará pela União de Freguesias Caparrosa e Silvares e pelo Guardão. A 15 de junho o atendimento será efetuado na União de Freguesias Mouraz e Vila Nova da Rainha e em Dardavaz.
Na semana seguinte, a 20 de junho, os técnicos afetos ao SAAS estarão na União de Freguesias São Miguel de Outeiro e Sabugosa e em Parada de Gonta e a 21 de junho em Campo de Besteiros e Castelões.
No dia 21 de junho, o atendimento será feito em Molelos e a 27 de junho decorre na União de Freguesias Barreiro de Besteiros e Tourigo. Lajeosa do Dão acolhe os técnicos a 28 de junho, profissionais que estarão no dia seguinte na União de Freguesias Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas.