30 Mar. 2022

Rede Social de Tondela promove reunião do Conselho Local de Ação Social

No âmbito da Rede Social de Tondela decorreu, no dia 25 de março, a reunião do Conselho Local de Ação Social de Tondela, com a presença da Presidente de Câmara, Carla Antunes Borges e da Vereadora da Ação Social e presidente do Conselho Local de Ação Social de Tondela, Vera Machado.

Aos Parceiros foi apresentada e aprovada, a 3ª edição da Carta Social do Município de Tondela, um documento temático que analisa o território concelhio face às várias valências de ação social e aponta caminhos orientadores para a atuação no terreno, bem como metas programáticas e temporais, em relação a necessidade de novos equipamentos socais, reformulação dos existentes, ou introdução de respostas inexistentes no concelho.
As linhas de ação estratégica definidas, espelham uma visão estratégica municipal para fazer de Tondela um concelho social e territorialmente coeso e responder com adequados níveis de eficiência às carências e problemáticas sociais existentes e antecipar as que vão surgindo a um ritmo acelerado, em resultado das transformações sociais contemporâneas.
Também foram apresentados aos Parceiros do CLAST, os resultados da execução do CLDS4G – Tondela Inclusiva, programa de intervenção comunitária, que atua no combate à exclusão social, fortemente marcada pela intervenção de proximidade e adaptável aos fatores de vulnerabilidade dos seus públicos alvo, assegurando presença nas diferentes freguesias do concelho. A apresentação esteve a cargo da coordenadora, Dra. Liliana Rodrigues.
Da parte da tarde e enquadrado no projeto intermunicipal +Viseu Dão Lafões, a Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL), promoveu junto dos Parceiros do CLAST, um World Café, dinamizado pela Dra. Ana Paixão, sobre a temática de Igualdade de Género, visando a desconstrução de estereótipos de género e a promoção de boas práticas para a elaboração do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do concelho de Tondela.