09 Mar. 2020

Festa do Livro e da Leitura de Tondela abre portas até dia 22 de março

A edição de 2020 da Festa Livro e da Leitura de Tondela arrancou hoje, dia 09 de março, propondo uma vasta e variada programação até ao próximo dia 22 de março.

A sessão de abertura decorreu ao início da tarde, na Biblioteca Municipal de Tondela, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, que sublinhou que esta é “uma festa aberta às escolas e também a toda a comunidade”.
“Desejo que este projeto possa trazer várias gerações e famílias e que seja um estímulo continuado para encontrar no livro e na leitura o principal instrumento da nossa formação coletiva, cívica e pessoal”, apontou.
Ao longo da sua intervenção, José António Jesus referiu ainda a facilidade com que, nos dias de hoje, se acede ao livro, “um bem tao importante de partilha e construção comum”.
“É importante aumentar a capacidade de leitura e reflexão, pois só poderemos saber escolher quando soubermos interpretar o que temos à nossa frente e assim construir a nossa consciência critica”, acrescentou.
Nesta ocasião, alunos do 3°, 5º e 6° anos da Escola Básica de Tondela e EB2,3 do Caramulo tiveram também a oportunidade de ouvir o contador de histórias Jorge Serafim, a quem coube o papel de promover a leitura e os livros.
Com humor, Jorge Serafim captou a atenção dos presentes e partilhou algumas peripécias de alguns contos, que arrancaram inúmeras gargalhadas a miúdos e graúdos.
A coordenadora interconcelhia das Redes de Bibliotecas Escolares, Helena Duque, fechou a sessão de abertura, seguindo-se uma visita à Feira do Livro.
A edição de 2020 da Festa do Livro e da Leitura- organizada pela Biblioteca Municipal de Tondela e pela Rede de Bibliotecas de Tondela - propõe 14 dias recheados de atividades para o público escolar, durante a semana, e para as famílias e para o público em geral, aos fins de semana.
Encontros com escritores e com ilustradores, espetáculos criados a partir de obras literárias e de acontecimentos da história nacional, peças de teatro, workshops de desenho, de dança e de marionetas, a tradicional feira do livro, insufláveis e uma exposição sobre a escritora Sophia de Mello Breyner Andersen fazem parte da programação.
Entre os nomes presentes na edição deste ano conta-se a escritora Ana Maria Magalhães, bem conhecida pela coleção juvenil “Uma Aventura”, o músico Daniel Completo, a ilustradora Rachel Caiano, agraciada com o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2014 e com o Prémio de Autores SPA 2016, a escritora e ilustradora Carla Antunes, as companhias de teatro O Gato Escaldado, AtrapalhArte e Estórias com Asas, entre muitos outros.