23 Mar. 2023

Seleção de futebol sub-17 visita escolas de Tondela

A seleção nacional masculina sub-17, que está na região para participar na ronda de elite de apuramento para o Euro 2023, na Hungria, passou na manhã desta quinta-feira (23 de março) por duas escolas de Tondela. A visita foi acompanhada pela presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e pelo vice-presidente da autarquia, João Carlos Figueiredo.

A comitiva da seleção, composta por 20 atletas e 14 elementos da equipa técnica e diretores da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), visitou ao final da manhã o Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, onde contactou com alunos do 1º ciclo, em particular com duas turmas envolvidas no projeto “Bola Mágica”, que pretende melhorar as competências motoras e os índices de felicidade das crianças.
O “Bola Mágica” é um projeto piloto que a FPF está a implementar em escolas primárias de todo o país, envolvendo mais de mil crianças. A Federação escolheu um estabelecimento de ensino por distrito, tendo em Viseu sido selecionado o Agrupamento de Escolas Cândido Figueiredo.
“Este é um dos 23 programas da Federação. Queremos aumentar o número de atletas, passar dos mais de 200 mil para os 400 mil em 2030, dos quais 75 mil do sexo feminino. Queremos também contribuir para a atividade física das crianças”, explicou Arménio Pinto, diretor da FPF.
No Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, os jogadores sub-17 distribuíram autocolantes, sorrisos, jogaram à bola com a pequenada e até deram autógrafos.
A seleção passou também, ao final da manhã, pela Secundária de Tondela onde participou num encontro com alunos do 10º ano.
“A ideia é trazer a seleção à escola”, adiantou Arménio Pinto, salientando que neste torneio de elite disputado na região de Viseu, os jogadores e treinadores da equipa das quinas passaram apenas por instituições de ensino de Tondela.
“Trazemos os atletas às escolas para que os alunos vejam que eles são pessoas normais, que estudam e jogam e qualquer um pode ser igual. Este é um momento histórico de a seleção vir à escola e queremos continuar a fazer isto no futuro, isto é, onde estivermos queremos ir às escolas”, conclui o dirigente da FPF.
A presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, elogiou o projeto “Bola Mágica”, que considerou “de extrema importância” para levar os mais novos a praticarem exercício físico e melhorar o seu bem-estar.
A seleção sub-17 regressa a Tondela já no próximo sábado. Às 15h00 defronta a seleção da Polónia, no estádio João Cardoso.