05 Jun. 2018

Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo vence concurso “Escola Alerta 2017/2018”

A Escola Secundária de Molelos, do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, mobilizando os seus recursos internos, dinamizou o Projeto “Brinquedo para a Inclusão: Se Todos Brincarmos Somos + Felizes”, que foi o vencedor do Concurso “Escola Alerta 2017/2018”, organizado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

O projeto vencedor pretendeu construir uma escola de qualidade, fomentando os direitos, a formação cívica e a felicidade de todos, envolvendo os seis alunos da Unidade de Apoio Especializado para a Educação a Alunos com Multideficiência e a turma do 7.º B, da qual faz parte um aluno da Unidade, o David Santos.
Este projeto nasceu da vontade das docentes a exercer funções na Unidade de Apoio Especializado para a Educação a Alunos com Multideficiência, Cristina Simões e Fátima Arede, em contribuir para uma melhor qualidade de vida de todos os alunos, indo ao encontro da promoção dos seus direitos, temáticas que estão a ser trabalhadas no Plano Anual de Atividades do Agrupamento.
O trabalho abrangeu a disciplina de Área de Cidadania alargando-se de forma transversal, sobretudo, às disciplinas de Educação Tecnológica, de Português, de Educação Visual, de Educação Física e de TIC do 7ºB e contou ainda com a colaboração dos professores Mário André, Teresa Pina e Filomena Bebiano.
O projeto foi operacionalizado tendo em conta o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, designadamente as Aprendizagens Essenciais, da área transversal e longitudinal, relativas à Cidadania e Desenvolvimento, com a preocupação de os preparar para serem cidadãos democráticos, participativos e humanistas, numa sociedade onde impera a diversidade social e cultural, promovendo a não discriminação.
A turma, após formação dada pelo CRTIC, adaptou brinquedos, tendo em conta a idade cronológica e os interesses dos alunos envolvidos, proporcionando momentos lúdicos e de relação interpessoal entre todos, em contextos inclusivos.
Mais se enfatiza que este projeto representa uma solução exequível e inovadora, transferível a outras realidades educativas, que possibilita combater as barreiras de acessibilidade, a um custo acessível.
Este projeto sensibilizou e mobilizou os alunos, os professores, os encarregados de educação, o pessoal não docente e a comunidade local para a equidade, em particular, para os direitos humanos. Merece especial destaque e uma palavra de agradecimento o aluno Tiago Rodrigues de Oliveira, do 10.º ano do Curso Profissional Técnico Ambiental e Rural, que se envolveu de forma primorosa na elaboração do vídeo que retrata o projeto.