30 Jan. 2019

Sucesso Educativo – uma preocupação do Município de Tondela, agrupamentos e CIM Viseu Dão Lafões

Em abril de 2018 arrancou nos Agrupamentos de Escolas de Tondela um projeto, em parceria com a CIM Viseu Dão Lafões, que visa a promoção do sucesso educativo.

Este projeto engloba três vertentes: “Artes Vivas” que inclui atividades inovadoras na área do xadrez e da robótica, “Laboratórios Vivos” que enfoca as áreas das Ciências, Inglês e Matemática, prestando apoio aos alunos para reforço de competências específicas e dinamizando atividades lúdicas e experimentais nestas áreas.
Por último o “+ Saúde, + Sucesso” que realiza a avaliação, intervenção e ações de sensibilização e de âmbito preventivo nas áreas da Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Nutrição, considerando todos os contextos nos quais as crianças estão inseridas.
A estreita colaboração dos técnicos deste projeto com ambos os agrupamentos e com toda a comunidade educativa tem representado um grande contributo para a promoção do sucesso educativo.
O desenvolvimento de competências várias (abstração, raciocínio, pensamento lógico, linguagem, etc), são essenciais à promoção do sucesso educativo e podem ser a causa de algumas dificuldades em áreas ou disciplinas específicas, pelo que este projeto pretende ser inovador na medida em que aborda todas estas áreas numa perspetivo funcional e diferenciadora, aproximando cada aluno das competências necessárias para o almejado sucesso educativo. Através de ferramentas várias, os técnicos deste projeto desenvolvem um trabalho alinhado com o paradigma atual da educação inclusiva, de acordo com a realidade e as necessidades evidenciadas nos vários contextos de aprendizagem, nos vários níveis de ensino.