11 Fev. 2019

Tondela promove o sucesso educativo nas escolas com xadrez

As escolas do concelho de Tondela estão a promover a 1ª edição do Campeonato Concelhio de Xadrez, para alunos do 1º Ciclo, como forma de incrementar a taxa de sucesso educativo.

As semifinais e a grande final, que irão encontrar o jovem campeão de xadrez, decorrem já no próximo dia 20 de fevereiro e 27 de fevereiro, respetivamente, nas instalações da Biblioteca Municipal de Tondela.
Este projeto piloto, que está a colocar crianças de 8 e 9 anos a jogar este jogo de tabuleiro nas escolas, surgiu pela mão do Município de Tondela, numa ação estratégica, concertada com os Agrupamentos de Escolas de Tondela e apoiada pela CIM Viseu Dão Lafões, no âmbito do Programa de Promoção do Sucesso Educativo do atual quadro comunitário Portugal 2020.
No total, o Município de Tondela conta com o apoio de dois técnicos que estão no terreno, a tempo inteiro, a desenvolver um programa de xadrez para um total de mais de 350 alunos, de todas as 23 turmas dos 3º e 4º anos do concelho de Tondela. Paralelamente, estes técnicos promovem ainda clubes de xadrez, num contexto onde a educação não formal contribui de forma preponderante para o sucesso dos alunos participantes.
Na base desta opção para o primeiro ciclo está a convicção de o xadrez ser um jogo de estímulos e respostas para problemas, capaz de desenvolver a capacidade cognitiva dos alunos.
Pedagogicamente, este jogo faz já parte do currículo escolar básico de dezenas de países. Garry Kasparov, um dos grandes mestres do xadrez mundial, refere mesmo que este jogo ajuda a melhorar a atenção, a disciplina, o pensamento lógico e a imaginação dos seus jogadores, motivo que leva o Município de Tondela a acreditar que esta é uma aposta pedagógica muito positiva para os seus alunos.