18 Nov. 2011

Alunos de cursos profissionais de Castro Daire visitam Museu Municipal

No âmbito da política de difusão e comunicação das suas diversas infra-estruturas culturais ao público escolar do concelho e da região, o Pelouro da Cultura do Município tem criado condições que ajudam a quebrar barreiras de isolamento entre a escola e os espaços culturais da Cidade, procurando satisfazer o saber e a curiosidade dos mais jovens e dando ao mesmo tempo resposta às crescentes solicitações das comunidades educativas.

Neste contexto, o museu municipal tem sido parceiro activo junto da comunidade escolar, tanto no seu espaço de exposição permanente, como no acompanhamento de visitas aos seus pólos museológicos.

Neste âmbito recebeu na passada quarta-feira, dia 16 de Novembro, a visita de alunos dos Cursos Profissionais - Multimédia e Audiovisuais – da Escola Secundária de Castro Daire. O objectivo: tomarem contacto com o novo paradigma do discurso museográfico, a componente tecnológica e multimédia.
Os alunos foram recebidos por técnicos do museu, para uma visita já programada, explorando, de acordo com o solicitado, as temáticas que se articulam com os diversos conhecimentos adquiridos durante as aprendizagens.
Depois de breves explicações técnicas sobre cada um dos componentes multimédia, os alunos interagiram com as novas tecnologias e aperceberam-se das potencialidades de exploração pedagógica, cultural e educativa de uma Tangitable para o Património Cultural e Arqueológico, de variados ecrãs touchscreen e da aplicação multimédia na qual se utiliza uma Besta como jogo para interagir num cenário de guerra, caça e paz. Além de ecrãs vídeo, cujos conteúdos serão certamente assimilados como factor cultural, de cidadania, de modernidade e de interacção pedagógica. Os alunos recolheram informação que lhes servirá para melhor alicerçarem os seus conhecimentos sobre as temáticas e conteúdos do seu programa escolar ligado às áreas tecnológicas e do multimédia.