21 Nov. 2017

MUSEU TERRAS DE BESTEIROS | EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

Foi inaugurada sexta feira, dia 17, a exposição temporária Mestre Cesteiro João Figueiredo Marques, O Patolas, com as distintas presenças do Senhor Presidente do Município, Senhor Vereador do Urbanismo, Senhor Vereador da Cultura, Senhor Presidente da União de Freguesias Tondela/Nandufe, Senhor João Figueiredo Marques e restantes convidados.

A abertura contou com o testemunho de dois invitados especiais, amigos do Senhor João, Carlos Santos e António José Dinis, que ressalvaram as qualidades humanas e solidárias do homenageado.
O Senhor Vereador da Cultura, Miguel Torres, tomou a palavra para realçar a importância do Museu como núcleo polinizador da divulgação do património material e imaterial do território concelhio através da continuidade de iniciativas que, como esta, dão a conhecer não só as Terras de Besteiros bem como também as pessoas que nele habitam. Miguel Torres, numa explicação breve sobre o objectivo desta exposição, que pretende honrar não só o artesão, mas também o homem por detrás da Arte da Cestaria, mencionou o Senhor João como um marco de referência pela dedicação de toda uma vida a esta arte ancestral.
No final o Senhor João Figueiredo Marques agradeceu, comovido, a todos os presentes, a atenção que lhe dedicaram ao participarem nesta homenagem.
O Museu Terras de Besteiros tem vindo a promover, com várias acções desenvolvidas, o gosto pela preservação patrimonial, não se limitando apenas ao espaço do seu edifício sede, mas também a todo o território da sua influência.
Propõe-se nesta exposição uma desmontagem das diferentes partes da técnica da Cestaria criando novas formas e representações. Reinventar, modernizar a gramática do arquétipo no propósito de manter viva a tradição.
A exposição Mestre Cesteiro, João Figueiredo Marques, O Patolas, estará patente ao público até dia 11 de fevereiro de 2018.

Museu Municipal Terras de Besteiros