16 maio 2013

Prospeção arqueológica na freguesia da Lajeosa do Dão

O Gabinete de Património Cultural do Município iniciou mais uma etapa de prospeção arqueológica no concelho de Tondela, nomeadamente na freguesia da Lajeosa do Dão, onde foi identificada uma lagareta (inédita), no lugar da Açoreira (a sudeste do concelho).

Cavada num afloramento granítico, em declive, de grão fino a médio, de tonalidade cinzenta, com facilidade de desagregação. Constituída por piso retangular com 1,95m de comprimento e 0,25m de profundidade e prato circular, em posição central ao piso, com 0,90m de diâmetro. A ligação do prato ao piso é feita por dois pequenos canais com 0,06m de largura. Não foi visualizada qualquer estrutura associada a um pio, subtendendo-se que seria colocado um recipiente, para reter os líquidos, diretamente assente no solo. A área é caraterizada pela cultura da vinha, onde também se visualizam algumas espécies arbóreas como o pinheiro, o sobreiro, o medronheiro e o eucalipto.

Divisão de Cultura e Comunicação
Gabinete de Património Cultural