13 Fev. 2014

Solar de Vilar é monumento de interesse público

A portaria publicada, no dia 12 de fevereiro, em Diário da República classifica o Solar de Vilar, anexos e jardins como monumento de interesse público.
De acordo com este documento, o Solar de Vilar, erguido em 1745, “é um notável edifício barroco e rococó que conserva praticamente intacta a estrutura original. “É um importante exemplo da casa nobre setecentista beirã”, destacando-se “no contexto da arquitetura civil da época pelo dinamismo criado pelos seus elementos arquitetónicos”.
“O jardim, com vegetação variada, está entre os poucos exemplos sobreviventes de jardins solarengos da época barroca conservados na região”, descreve o documento.
O Município de Tondela congratula-se com este reconhecimento e valorização do património arquitetónico do concelho. O Solar de Vilar assume-se como um ícone do nosso território, não só pela arquitetura, mas também pelas funções que desempenha na área do turismo.
O Solar, situado na aldeia de Vilar, atual União de Freguesias de Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas, é uma casa senhorial que retrata a arquitetura da Beira Alta e é um local de passagem obrigatória para quem visita o concelho de Tondela.