15 Abr. 2019

Apresentação de resultados da 1.ª campanha de desmatação e limpeza do Castro dos Três Rios

O Pavilhão Multiusos de Parada de Gonta acolheu, no passado dia 10 de abril, a apresentação dos resultados da primeira campanha de desmatação e limpeza do Castro dos Três Rios.

Esta ocasião contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Parada de Gonta, Luís Pereira; o vereador da Cultura, Miguel Torres; e o técnico superior Jorge Arrais.
Esta primeira intervenção - realizada e coordenada pelo serviço de Arqueologia e Património do Município de Tondela, no âmbito do projeto “Parada de Gonta - Produto Turístico da Aldeia” – visou principalmente a desmatação de uma área aproximada de 3,5 hectares.
Procedeu-se também à relocalização dos pontos estratégicos de interesse patrimonial (penedo epigrafado, pias, cruzes, entre outros) e à limpeza das estruturas habitacionais.
À comunidade de Parada de Gonta foram dados a conhecer todos os sítios arqueológicos da aldeia e o respetivo projeto de sinalética informativa e direcional.
Tratando-se de um projeto contínuo, planeado em três fases, apelou-se aos presentes que pudessem dar auxílio numa segunda campanha de desmatação e limpeza, sensibilizando ainda para a proteção do património cultural concelhio.
Nesta apresentação foi também feita uma retrospetiva das intervenções realizadas no Castro dos Três Rios, desde o trabalho do já falecido João Luís Inês Vaz, em termos de escavação e do valioso espólio que deixou deste magnifico sítio arqueológico do concelho de Tondela.