Caminhos de Santiago
Agosto do ano 2008 marca uma nova aposta turística no nosso Concelho -foi nesta data assinado um protocolo de colaboração entre o município de Tondela, a Organização Supranacional das PME´s do Eixo Atlântico – OSPEA, Associação Comercial do Distrito de Viseu e as Freguesias de Santiago de Besteiros, Mosteiro de Fráguas, Vilar de Besteiros e Guardão, Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Santiago de Besteiros e a Escola Profissional de Tondela.
Pretendia-se com este instrumento desenvolver um plano que seja um factor de crescimento turístico, cultural e económico do Concelho.
Recentemente foi criada uma comissão executiva para desenvolver no terreno todo o trabalho e ao mesmo tempo uma comissão mais alargada no sentido de acompanhar e dar os seus contributos para o enriquecimento dos trabalhos da primeira.
Vivemos um período conturbado de dificuldades e ao mesmo tempo de desafios, o turismo e a economia são um vector muito importante para que Tondela e o seu Concelho desenvolvam uma estratégia de novas actividades e novos conceitos de turismo, cultura e comércio.
Muitas são as iniciativas e conquistas do nosso Concelho no sentido de criar dinamismo e progresso aos que residem mas também aos que nos visitam.
Pretende-se assim preparar um projecto que a médio e longo prazo renove as nossas aldeias, vítimas do envelhecimento e da desertificação.
Os caminhos que na “Idade Média” e épocas seguintes, conduziram grande parte da Europa e dos seus povos à cidade Galega de Santiago de Compostela, podem hoje ser o tal factor de desenvolvimento.
É intenção do Município de Tondela revitalizar os Caminhos de Santiago no Concelho de Tondela.
Esta equipa em colaboração com outras entidades pretende recuperar os traçados de outrora dentro das respectivas Freguesias tendo em vista o reconhecimento e a homologação dos percursos.
Promover ainda a investigação do caminho em outras Freguesias do Concelho, conferindo assim a sua viabilidade à sua continuidade física.
Promover a integração de outras entidades no projecto e ao mesmo tempo promover a ligação aos Concelhos limítrofes.
Pretende-se recuperar alguns edifícios abandonados (escolas, estações de caminho ferro) que possam ser transformados em albergues, salas de apoio a refeições e ainda como postos de vendas/turismo.
Considerando este projecto como inovador para a região, e reconhecendo-o como um factor muito importante para Tondela, vamos utilizar as novas tecnologias como alavanca na divulgação e ao mesmo tempo como forma de cada um dar o seu contributo para o sucesso dos “CAMINHOS DE SANTIAGO EM TONDELA”
http://caminhosdesantiago.cm-tondela.pt/
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (email e facebook).