28 Dez. 2011

Produtos locais, uma alternativa em tempos de crise

O país atravessa hoje uma realidade austera, a crise assombra o quotidiano das populações e o desemprego assola cada vez mais famílias.
Compete aos agentes políticos, nomeadamente aos autarcas, dar sinais de esperança e construir em conjunto um caminho para contornar este flagelo.

O Município de Tondela está atento à economia local, e nesse sentido desafiou as empresas locais a adquirirem Cabazes de Natal de produtos endógenos, ajudando assim os produtores locais a escoarem a sua produção.
Aderiram a esta iniciativa duas empresas, a Brose e a Litocar, adquirindo no total cerca de 130 cabazes que incluíam produtos como o mel, o queijo, enchidos, aguardente de mel, licores, doces e compotas.
A estratégia de desenvolvimento do território assenta neste pilar, a aposta nos produtos endógenos é um desafio permanente, pois ao consumirmos o que é local, apoiamos o empreendedorismo e a criação de emprego, desenvolvemos o sector primário, nomeadamente a atividade agrícola e derivados e acima de tudo sai reforçada a imagem diferenciadora de um Concelho que insiste em distinguir-se dos demais combatendo o peso da interioridade e desertificação.