26 Jul. 2012

Turismo Religioso - Festa do Bôdo

A tradicional e já famosa festa do Bôdo, vai decorrer no último Domingo do mês de Julho, dia 29, em Barreiro de Besteiros.

Segundo Frei Agostinho de Santa Maria, este ritual remonta ao século XIV, no entanto, alguns investigadores afirmam que se trata de uma tradição já milenar. Dizem os mais idosos que o objetivo da realização desta festa era rogar a Deus proteção para as culturas agrícolas, especialmente para que estas ficassem livres da seca e de pragas. Em troca desta ajuda, as pessoas abastadas ofereciam aos mais desfavorecidos uma refeição farta, que era chamada de Bôdo.
É num local agradável, onde abundam a água e a sombra, que se encontra a Capela de Nossa Senhora do Rosário, na qual se realiza a missa de agradecimento e louvor pela proteção das culturas. Este ano a missa realizar-se-á às 11h00, sendo seguida do Bôdo aos pobres e do Almoço dos Lavradores, às 12h30. A tarde trará o momento recreativo do evento, com animação cultural a partir das 16h00.
A Festa do Bôdo é motivo de um enorme orgulho para a população de Barreiro de Besteiros e de todo o concelho de Tondela. Crê-se que esta tradição seja única na Europa, o que faz dela um valioso exemplo do nosso património imaterial.

Gabinete de Turismo’12