Rendimento social de inserção
“Família é contexto natural para crescer. Família é complexidade. Família é teia de laços sanguíneos e sobretudo, de laços afetivos. Família gera amor, gera sofrimento. A família vive-se. Conhece-se. Reconhece-se” (Ana Paula Relvas).
Cada família é possuidora de uma estrutura e funcionamento próprio. Diariamente, ouvimos comentários, referindo-se ao caso específico das famílias “multidesafiadas", onde é constante associar-se a estas famílias a carência de competências.
No entanto, é verdade que a estrutura e funcionamento são marcados pela instabilidade e indefinição uma vez que perante situações de crise, tendem a cair em bloqueios, contudo, as competências existem. O relevante é auxiliar a família a reconhecê-las, munindo-as de mecanismos que as ajudem a superar as situações de crise com que se vão deparando no seu dia-a-dia.
Além do acompanhamento familiar sistemático, a Equipa Multidisciplinar METAS, com o objetivo de promover essas competências, ajuda cada família a encontrar estabilidade, proporcionando novas aprendizagens e partilha de experiências.