No âmbito do programa “Produto Turístico da Aldeia”, a Junta de Freguesia de Parada de Gonta, em associação com o Centro de Estudos Thomaz Ribeiro, levaram a efeito no passado passado, dia 18 de Junho, uma jornada cultural de elevado nível.
No âmbito da celebração do Dia Internacional dos Arquivos 2016, com o lema “Arquivos, Harmonia e Amizade”, o arquivo municipal de Tondela associa-se à iniciativa, disponibilizando horário de visitas a todos os que quiserem conhecer as suas instalações e as suas actividades.
No âmbito das comemorações dos 500 anos da atribuição do Foral Manuelino de Besteiros, foi inaugurada a exposição “Forais Manuelinos” no Arquivo Municipal de Tondela no passado dia 3 de julho.
No âmbito das comemorações dos 500 anos da atribuição do foral manuelino de Besteiros, o arquivo municipal de Tondela inaugura sexta-feira, dia 3 de Julho, pelas 18.00h, a exposição “Forais Manuelinos”.
Foi inaugurado no passado dia 14 de Setembro, as novas instalações do arquivo municipal de Tondela.
Integrada no âmbito da FICTON (Feira Comercial e Industrial do Concelho de Tondela) e das comemorações do feriado municipal, o novo espaço vê melhoradas substancialmente as condições de trabalho, quer ao nível dos colaboradores, dos utentes, quer ao nível do arquivamento e tratamento da documentação.
Presentes na acto todas as individualidades relevantes da vida política, institucional, civil e religiosa do concelho.
Depois de uma visita às diversas áreas funcionais do novo espaço, seguiram-se as intervenções de fundo. O presidente do Município de Tondela, José António de Jesus referiu que a requalificação do espaço era também uma homenagem ao velho edifício escolar, que tantas gerações de tondelenses viu passar. “Um edifício com história”, acrescentou o autarca da edilidade. “Tondela passa a disponibilizar um equipamento adequado à matriz das funções inerentes ao arquivo e ao tratamento e divulgação dos seus fundos documentais. Com este equipamento, será possível serem implementadas todas as fases do processo arquivístico, assegurando a gestão do património documental do município”. Em particular:
- Assegurar a gestão do património documental do Município;
- Recolher, conservar, organizar e comunicar os documentos produzidos pela instituição;
- Recolher, conservar, organizar e comunicar os documentos produzidos por outras instituições já extintas;
- Responder às necessidades de recuperação da informação para os diversos serviços municipais;
- Optimizar os processos de avaliação, selecção e eliminação de documentos;
- Elaborar instrumentos de descrição arquivística;
- Promover acções de divulgação cultural do património à sua guarda.
Divisão de Cultura
Arquivo Municipal
Alunos do Curso de Aprendizagem – Técnicos de Vendas (disciplina de Organização Administrativa), promovido pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) de Viseu, em parceria com a SchoolHouse em Tondela, visitaram no passado dia 7 de Fevereiro o arquivo municipal de Tondela.