20 Abr. 2010

Inauguração da ETAR de Ferreirós do Dão

No passado dia 18 de Abril, às 18 horas foi inaugurada mais uma ETAR no concelho de Tondela, na freguesia de Ferreirós do Dão, contribuindo mais uma vez para o cumprimento de um pilar estruturante a que este executivo se propôs, a defesa do ambiente. Estiveram presentes o Dr. Carlos Marta, Presidente do Município de Tondela e os Srs. Vereadores, José António Jesus, Carla Pires, Pedro Adão, António Dinis e Cecília Fragoso, o representante máximo da Freguesia, Luciano Costa, alguns membros da Assembleia Municipal e de Freguesia, e ainda o pároco que presidiu à cerimónia.

Este acto iniciou-se com a bênção do Padre da Freguesia; posteriormente usou da palavra a Eng.ª Maria João que explicou tecnicamente o funcionamento daquela estrutura, salientou que se trata de uma estação de tratamento de águas residuais, que cumpre escrupulosamente toda a legislação aplicável. Este investimento faz um tratamento preliminar, seguidamente tem um tratamento secundário feito por um ecotanque, de alta eficiência e economia de consumo energético. Nesta ETAR faz-se ainda um tratamento terciário, que remove o fósforo, já que este curso de água entra na área de influência da Barragem da Aguieira. O Vereador do Ambiente, José António de Jesus, explicou que quando estes trabalhos de rede de saneamento se iniciaram, não era este Sistema de ETAR Compacta o que estava previsto, mas veio-se a optar por esta solução que se encontra instalada noutras povoações, e com excelentes resultados. Após esta breve explicação, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia também interveio, dirigindo-se assim a todo aquele aglomerado de pessoas que assistiram à inauguração, salientando que se trata de um investimento muito importante para a freguesia de Ferreirós do Dão, e que tinha muito orgulho em pertencer aquela freguesia e ao Município de Tondela. Antes do descerramento da placa falou ainda o Dr. Carlos Marta, que lembrou o grande investimento naquela área feito por todo o concelho, aumentando assim a qualidade de vida dos munícipes e a qualidade do nosso meio ambiente. Estas estruturas espalhadas por todo o Município permitirão muito em breve ter uma cobertura ao nível de tratamento de águas residuais de cerca de 60% da área concelhia. Apesar de todas as adversidades que esta crise trouxe à comunidade que consequentemente se verificam nas Instituições, e com os cortes orçamentais verificados, o Município de Tondela não deixou de investir e de fazer infra-estruturas, que como esta, são fundamentais para o futuro das gerações vindouras, que permitem qualidade de vida e um desenvolvimento sustentado.