13 Jul. 2010

Amigos dos Castelos numa visita turística pelo Concelho de Tondela

A Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, deslocaram-se no dia 10 de Julho ao Concelho de Tondela numa visita turística. Os Turistas dirigiram-se ao Posto de Turismo e de seguida foram acompanhados por uma funcionária do Posto de Turismo, Da Alcina Oliveira, que os levou à igreja da Nossa Senhora do Carmo, onde os esperava o Sr. Padre Rocha.

De seguida foram visitar 2 olarias de barro negro em Molelos, tiveram o privilégio de ver o artesão e suas mãos habilidosas a moldarem uma peça de barro e onde lhes foi explicado entre outras coisas o porquê das peças ficarem negras. A visita aguçou o apetite ao almoço, foi servido no restaurante “Varanda do Criz”, um almoço com gastronomia regional, acompanhado com o vinho Dão. Depois do almoço subiram a Serra, visitaram o Cabeço da Neve e o Museu do Caramulo. Estando no Caramulo, foram ainda à Associação de Apicultores da Serra do Caramulo, onde saborearam o mel como uma pequena prova. Seguiu-se visita aos moinhos em Souto Bom, na freguesia de Caparrosa. O Pelouro do Turismo, tem vindo a incrementar passeios e percursos como forma de dar a conhecer diferentes pontos de interesse turístico do nosso Concelho, De certa forma valoriza e promove o desenvolvimento local e os recursos existentes. Foi já em Tondela no parque Urbano da cidade, que terminou a visita, aqui descansaram e lancharam para seguir viagem.