15 Jul. 2010

Festival de Folclore em Santa Ovaia

No passado dia 10 de Julho, o Vice-presidente da Câmara de Tondela, Dr. José António de Jesus, deslocou-se ao lugar da Naia (Santa Ovaia), a convite do Rancho Folclórico da Boa União de Santa Ovaia para assistir ao festival de folclore. Após a apresentação oficial de todos os ranchos participantes neste evento, foram entregues algumas lembranças bem como uma fita representativa do convívio pelo Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Canas de Santa Maria.

Seguiram-se as intervenções dos dois autarcas e no uso da sua palavra, Dr. João Carlos Figueiredo referiu-se à valia e à riqueza do património histórico e cultural do Concelho que estas Instituições/ranchos folclóricos, ajudam a preservar. Na sua intervenção, Dr. José António de Jesus fez questão de salientar o papel do folclore na preservação dos costumes e tradições e da necessidade de salvaguardar o património cultural das nossas gentes. Referiu ainda que os ranchos folclóricos são uma forma de divulgar a identidade cultural das diversas regiões do nosso país. O festival prossegiu num clima de alegria e de festa, onde inúmeras pessoas que estiveram presentes tiveram oportunidade de confraternizar, não poupando aplausos aquando da actuação do Rancho Folclórico Boa União de Santa Ovaia, Rancho Folclórico de Valverde (Fundão), Rancho Folclórico Rosas de Maio (Febres – Cantanhede) e o Rancho Folclórico de Santa Ovaia de Baixo.