19 Jul. 2010

XI Festival de Folclore da Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva do Vinhal

No passado Domingo, dia 18 de Julho, o Vice-Presidente e também Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, deslocou-se à localidade do Vinhal, Freguesia de Lajeosa do Dão, a convite da Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva do Vinhal, a fim de festejar o XI Festival de Folclore do Rancho Folclórico e Etnográfico Camponeses do Dão.

Após a apresentação dos quatro Ranchos participantes, seguiu-se a entrega de algumas lembranças e foram também colocadas nos respectivos estandartes as simbólicas fitas de participação pelo Sr. Vereador da Cultura, Dr. José António de Jesus, bem como pelo Pároco da Freguesia da Lajeosa, Sr. Padre Arnaldo, pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia, António Pereira e pelo respectivo Tesoureiro, Carlos Figueira. Seguiram-se os discursos de circunstância iniciados pelo Sr. Padre Arnaldo, que salientou a importância do Folclore como veículo de transmissão dos costumes dos nossos antepassados. Seguidamente, discursou o Dr. José António de Jesus e, por sua vez, reiterou a importância destes eventos como sinónimo de preservação de valores sociais e culturais da nossa sociedade e, em particular, da região que cada rancho folclórico representa. Por fim, em representação da Junta de Freguesia da Lajeosa do Dão, discursou o Sr Carlos Figueira e também ele ressaltou a importância deste tipo de eventos e reiterou as palavras anteriormente proferidas pelo padre Arnaldo e pelo Dr. José António,felicitando a Associação local por esta organização. Posto isto, deu-se início à actuação do rancho anfitrião e, seguidamente, dos ranchos convidados, num enorme clima de festa e de convívio entre os inúmeros espectadores presentes.