12 Out. 2010

Comemoração do Dia Mundial do Animal

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Animal, os Serviços de Coordenação e Controlo Higio-Sanitário da Câmara Municipal de Tondela, levaram a cabo na passada segunda-feira, dia 04 de Outubro, no Campo de Jogos da Escola EB 2,3 de Tondela, uma acção de sensibilização, dirigida à comunidade escolar, onde se apresentaram um conjunto de actividades sobre a temática animal,

nomeadamente: - Demonstrações cinotécnicas com a colaboração dos animais da Guarda Nacional Republicana; - Interacção das crianças com diversos animais, alguns do Canil Municipal; - Acções de sensibilização sobre os cuidados a ter com os animais de companhia, promovendo a adopção responsável dos que residem no Canil Municipal; - Pinturas faciais e modelagem de balões. No mundo apressado em que vivemos, descora-se, por vezes, a importância que os animais têm na nossa vida, nomeadamente no seu uso em terapias de pessoas com necessidades especiais, que representam um contributo importante para o bem-estar social e psicológico do ser humano. É importante referir também que, um cão, um gato ou uma ave são por vezes o único suporte emocional dos idosos sem família. Nas escolas, existir um animal, sob a supervisão de um professor, poderá aumentar a auto-estima e o sentimento de pertença ao grupo das crianças, bem como de responsabilização perante a sociedade. Estas actividades tiveram, portanto, como objectivo reavivar a importância dos animais e consciencializar “miúdos e graúdos” para o papel que todos têm no respeito e defesa dos direitos dos animais; alertando para as várias realidades com que nos deparamos, nomeadamente, a extinção das espécies, os maus tratos e o abandono exponencial de animais de companhia.