09 Nov. 2010

Magusto no Parque Urbano

Pretendendo dinamizar a actividade lúdica e o convívio no Parque Urbano da Cidade, os Pelouros da Cultura e da Educação do Município de Tondela, com o apoio da ARTErra, levam a efeito na próxima quinta-feira um Magusto aberto a toda a população.

Assim por volta das 15.00 horas, os professores de Expressões Artísticas e Actividade Desportiva, pertencentes às Actividades de Enriquecimento Curricular do 1º ciclo, concentram-se em diversas áreas do parque, para conjuntamente com as crianças da EB0 de Tondela e os alunos do 1º ciclo do Centro Educativo da cidade, passarem uma tarde agradável e cheio de entusiasmo. Auxiliados na logística por alunos da Escola Profissional de Tondela, as crianças vão desenvolver actividades variadas, desde as pinturas faciais até às danças e jogos tradicionais. Desenvolvendo competências lúdicas e desportivas, pretende-se promover a sociabilização e o espírito de entreajuda dos mais novos. Dentro deste espírito empreendedor e partilhado, os alunos do Curso de Restauração da Escola Profissional irão deleitar todos quantos se deslocarem a este espaço de animação e confraternização. Apresentarão doçaria variada confeccionada à base de castanha, dando à festa um odor e sabor diferentes, característico dos melhores sabores e saberes da Beira. E com um toque de modernidade. Pelas 17.00 horas, um momento etnográfico e cheio de significado cultural: animação pelo Rancho Folclórico e Etnográfico Camponeses do Dão. Este grupo associativo irá mostrar tradições do rico passado da cultura beirã, dançando e cantando à volta da fogueira, práticas de um passado típico desta festividade outonal em torno da Castanha. Pelas 19.00 horas farão a sua actuação para todos os presentes, na zona de espectáculos do parque urbano. Finalmente virão as castanhas assadas e seu respectivo acompanhamento.