10 Nov. 2010

Tondela recebeu a1ª Exposição Ibérica de Aves

O Clube Ornitológico de Tondela em parceria com a Câmara Municipal de Tondela organizou a 1ª Exposição Ibérica de Aves, que decorreu de 3 a 7 de Novembro. Para além da exposição houve uma quinta pedagógica com diversos animais, desde cabras anãs, póneis, burros, galinhas ornamentais, patos, cisnes, araras, catatuas, pombos de fantasia e pombos de corrida (correio), peixes, cobras, lagartos, plantas e muito outros animais.

Nos dias, 3, 4 e 5 o Clube Ornitológico teve a colaboração da Associação CERVAS- Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, que libertou aves que estiveram feridas, tendo feito a recuperação naquele centro em Gouveia. Durante a visita dos cerca de um milhar de crianças das escolas e jardins-de-infância do concelho, foram dadas palestras de sensibilização ambiental, com jogos didácticos alusivos ao tema da ecologia e conservação da natureza. Para a delícia dos mais jovens tivemos ainda a colaboração da turma do curso de animação sócio cultural de Escola Profissional de Tondela, que teve a seu cargo as pinturas faciais e o enchimento de balões com coreografias. No dia 5 pelas 18 horas, a exposição foi inaugurada com a presença do Sr. Presidente da Câmara, Dr. Carlos Marta, Vice-Presidente, Dr. José António de Jesus, Engª Carla Pires, e Pedro Adão. Presente ainda a comunicação social e restantes entidades convidadas. Durante a cerimónia de abertura foi libertado um Mocho Galego, baptizado de “O TONDELA”. Seguidamente fez-se a visita a exposição. O evento continuou nos dias 6 e 7, sendo visitado por milhares de pessoas, de todos os pontos do Pais, inclusive com a presença de inúmeros espanhóis. O Concelho de Tondela, esteve de parabéns por esta magnifica exposição.