16 Nov. 2010

“O Mundo de Andersen” na Biblioteca Municipal

Realiza-se no próximo dia 18 de Novembro na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, o espectáculo de teatro para crianças “O Mundo de Andersen”, executado pela Companhia Panda-Pá. Esta actividade realiza-se no âmbito do Programa de Promoção da Leitura da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas e está inscrita no Plano de Acção da Rede de Bibliotecas de Tondela para o corrente ano lectivo.

Quem não ouviu já falar deste poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis? Quem não conhece contos como O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Princesa e a Ervilha, A Polegarzinha e tantos outros? Um espectáculo em que a companhia Panda-Pá nos vai fazer mergulhar no fascinante universo de Hans Christian Andersen, onde os contos se entrelaçam e aparecem um a um, como se magicamente puxássemos por um fio invisível de palavras. Poesia, ilusão, aventura, realidades mentirosas como os sonhos que acabam por ser verdadeiros. Relatos dos quais gostamos pelo que dizem e pelo que não dizem. Como já vem sendo prática corrente, o Pelouro da Cultura quis que, para além do protocolo anual que assina com a DGLB, trazendo todos os anos a Tondela, formadores, artistas, grupos de teatro, proporcionar mais do que um espectáculo aos alunos das suas escolas. Assim, financiou mais três sessões, num total de quatro, preenchendo o dia inteiro com a vinda de mais turmas do 4º ano dos diversos Agrupamentos de escolas do concelho. Num total de cerca de 200 alunos do 4º ano dos quatro Agrupamentos – Lajeosa do Dão, Campo de Besteiros, Tondela e Caramulo -, será certamente um momento único para os nossos alunos tomarem contacto com as fascinantes histórias do dinamarquês que fascinou desde o século XIX gerações de crianças … e adultos. E para assim poderem posteriormente procurar nas suas bibliotecas escolares os contos que certamente os esperam para as suas leituras e trabalhos práticos. Curiosidades “Hans Christian Andersen visitou Portugal em 1866 a convite da família O'Neill, cuja amizade terá sido alimentada nos bancos da escola em Copenhaga. Durante a sua estadia de cerca de dois meses em Portugal, regista as suas impressões sobre várias cidades portuguesas (Lisboa, Setúbal, Palmela, etc.) fazendo grandes elogios à sua paisagem”. In: ANDERSEN, Hans Christian - Uma visita em Portugal em 1866. 4.ª ed. [S.l.]: Gailivro, 2003. p. 54.