16 Nov. 2010

Município inaugura exposição dos 50 anos de vida e obra de Valle de Figueiredo

Será inaugurada no próximo sábado, dia 20 de Novembro pelas 15.00 horas, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, a exposição “50 anos – vida e obra” do poeta, crítico e ensaísta José Valle de Figueiredo. Natural de Tondela, o homenageado é figura incontornável no panorama literário da poesia portuguesa contemporânea. Foi director do semanário Folha de Tondela, fundado em 1906 por seu Avô e Tio-Avô paternos.

Foi igualmente chefe da redacção do semanário Observador, e director do quinzenário Combate, em Coimbra e dos cadernos culturais Cidadela e Commedia, também em Coimbra. Desempenhou funções como consultor de várias Autarquias para questões relacionadas com o Património Cultural.
Organizou inúmeros colóquios, exposições e conferências. Produziu uma variadíssima obra literária e ensaística, podendo ser vista e apreciada durante a exposição.
Produziu ainda programas para a RTP: a “História do Traje”; “No Centenário d’ Os Lusíadas”; “O que é isso de Património?”. Galardoado com a Medalha de Prata do Concelho de Oeiras, por serviços prestados à causa do património cultural, recebeu em 2010, pelo Município de Tondela, a Medalha de Mérito Municipal.

O programa do dia 20 de Novembro consta de:
- Palestra a cargo do Prof. Dr. Martim Gouveia e Sousa:
- Intervenção do Sr. Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. José António de Jesus;
- Leitura de poemas por Filipa Duarte;
- Momento musical;
- Inauguração da exposição.