16 Nov. 2010

Seminário "Artesanato hoje: do enquadramento legal às boas praticas de formação e inovação"

No passado dia 12 de Novembro, o Município de Tondela, em parceria com o IEFP e a ADICES, realizou um Seminário subordinado ao tema “Artesanato hoje: do enquadramento legal às boas práticas de formação e inovação”, que decorreu pelas 17 horas no Auditório da Biblioteca Municipal. A sessão de apresentação contou com as intervenções da Directora do Centro de Emprego de Tondela, Dra. Adília Farinha, e em representação do Sr. Presidente do Município, usou da palavra Dr. José António Jesus.

Ambos salientaram a importância deste tipo de iniciativas, pois o artesanato é um factor diferenciador do concelho e uma alavanca importante na dinamização da economia local. Estiveram ainda presentes o Sr. Vereador Pedro Adão, detentor dos pelouros do Turismo e da Actividade Económica e organizador do Seminário, e também as Vereadoras Carla Pires e Cecília Fragoso. Após a cerimónia de Abertura, foi dada a palavra ao primeiro painel da tarde, que era composto por dois membros do IEFP, Dr. Fernando Gaspar, que nos alertou para a “Importância do Estatuto do Artesão e da Unidade Produtiva Artesanal”, onde fez uma breve resenha do processo de obtenção das cartas de artesão. Ainda neste momento, Dr. Fernando Tomás, teceu algumas considerações sobre “Fiscalidade e Segurança Social no Artesanato”. Seguiu-se então o segundo painel de oradores, onde a primeira intervenção foi feita pelo Director do CEARTE, Dr. Luís Rocha e pela Dra. Ana Cristina Mendes, coordenadora da área de formação, baseada na “Formação e Qualificação dos Artesãos – O Papel da CEARTE”. Posteriormente, a apresentação coube ao José Praça, artesão de vidro e proprietário do Atelier ZPraça, que apresentou a sua experiência como um caso de boas práticas na área da inovação empresarial e de produto no artesanato. A cerimónia de encerramento contou com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Molelos, onde foram entregues Certificados de Reconhecimento de Competências Profissionais em Olaria aos oleiros de Molelos. A riqueza de um concelho começa no seu potencial humano, nas obras e no seu dinamismo. Tondela aposta cada vez mais num desenvolvimento estruturado nas mais variadas áreas, reforçando assim a actividade económica e alavancando a criação riqueza local. Pretende-se dar uma maior dinâmica à actividade de artesão, que atinge hoje uma dimensão considerável. Há no entanto a preocupação de criar condições que ajudem esta actividade a ter um peso maior na criação de postos de trabalho, nomeadamente através de empreendedorismo, criando assim o seu próprio negócio. Uma área estratégica é a alimentar, apesar dos entraves que surgem a quem pretende iniciar uma actividade neste ramo. Há também a vertente turística. Cada vez mais o concelho é visitado por turistas, assim existe a necessidade de oferecer a estas gentes uma panóplia de atractivos, que passam por aspectos gastronómicos, paisagísticos, ou seja características de excelência. É preciso criar mecanismos para ajudar estas “microempresas artesanais” a escoar o produto e a criar mais-valias, diferenciando assim Tondela. Foi nesse sentido que o pelouro do desenvolvimento económico da Câmara Municipal de Tondela, da responsabilidade do vereador Pedro Adão, realizou este evento. Urge dotar estes empreendedores de ferramentas para desenvolver a sua actividade dentro da legalidade e com certificação de competências. O período é de dificuldades e esta crise deve ser encarada como uma oportunidade para criação de riqueza. Estão já programadas várias iniciativas para 2011 com o Centro Emprego de Tondela, assim como parcerias com outras entidades, onde se pretende abordar os mais variados temas no sentido de ajudar a um melhor esclarecimento a quem desempenha ou pretenda vir a desempenhar actividades produtivas.