15 Dez. 2010

Em Tondela discutiu-se futebol, ao mais alto nível

Numa organização da «Já Plurivents», uma empresa liderada por Filipe Moreira actual treinador da equipa sénior do Clube Desportivo de Tondela e com o apoio do Município de Tondela, da Associação de Futebol de Viseu e do Clube Desportivo de Tondela, realizaram-se no dia 13 de Dezembro, as V Jornadas Técnicas de Futebol sob o lema «O Estratega».

O auditório da ACERT, com capacidade para 276 pessoas sentadas, esteve cheio de entusiastas da modalidade entre, treinadores, dirigentes associativos, docentes de educação física e desporto, alunos das Escolas e demais interessados no “desporto-rei”. Dos treinadores convidados apenas o Toni não pode estar presente (enviando uma mensagem gravada em vídeo, que passou no início da 2.ª parte) sendo substituído pelo actual treinador do Paços de Ferreira, Rui Vitória. O painel de treinadores teve “à cabeça” o Artur Jorge, ladeado pelo Augusto Inácio, Manuel Fernandes e Carlos Brito, para além do Rui Vitória. Do lado dos jornalistas estiveram, Alexandre Afonso (Antena 1), Pedro Martins (RTP) e António Mendes (Jornal Record). O moderador foi o Paulo Sérgio (Responsável pelo Desporto na Antena 1). A sessão iniciou-se com as palavras de boas-vindas proferidas pelo Sr. Presidente do Município de Tondela, Dr. Carlos Marta, que saudou os presentes, entre prelectores e público, agradecendo à organização o facto de ter escolhido o Concelho de Tondela para este importante acontecimento desportivo. Agradeceu, igualmente, aos treinadores pela sua presença em Tondela elogiando as suas carreiras de sucesso, com referência especial ao Artur Jorge pelo que conseguiu para o futebol ao longo da sua vida como jogador e treinador. Entre as Entidades presentes, para além do Presidente do Município de Tondela esteve, também, o Vice-Presidente Dr. José António, os Vereadores Eng.º António Dinis e Eng.ª Carla Pires, o Presidente da Associação de Futebol de Viseu Dr. José Alberto, o Presidente da Direcção do Clube Desportivo de Tondela, Gilberto Coimbra. Os intervenientes, sempre bem conduzidos pelo jornalista Paulo Sérgio, fizeram as suas intervenções começando pelo Artur Jorge que, com um discurso à volta de “o que é ser treinador”, revelou algumas das suas ideias que terão contribuído para o sucesso enquanto profissional de alto nível. Augusto Inácio (treina actualmente o Leixões), deu sequência ao discurso daquele que foi o seu ídolo enquanto treinador (lembrar que foi com Artur Jorge que foi Campeão Europeu pelo Futebol Clube do Porto), registando bons momentos da sua vida de jogador e treinador, com histórias ricas em conteúdo e que terão, seguramente, ajudado a perceber um pouco mais e melhor o mundo do futebol. Manuel Fernandes, vindo de uma vitória moralizadora (Vitória de Setúbal derrotou o Sporting para a Taça de Portugal) no dia anterior sobre o seu «clube do coração», como ele próprio reconhece publicamente, explanou “o seu modelo de jogo”. Sempre muito interventivo e bem-disposto, Manuel Fernandes explanou as suas ideias de forma clara com intervenções pragmáticas e plenas de histórias da sua vida, tanto de jogador (ponta de lança) como de treinador (de vários clubes, actualmente no Vitória de Setúbal). Após um intervalo, em que a organização disponibilizou um lanche bem composto, onde não faltou o típico caldo-verde, a sessão recomeçou com as intervenções de Rui Vitória e Carlos Brito (actual treinador do Rio Ave). Expondo as suas ideias sobre o seu modelo de jogo e questionados pelos jornalistas presentes, tal como todos os antecessores, falaram sobre os seus pontos de vista tendo contribuído para o enriquecimento do debate que, no final de cada intervenção, permitia duas questões vindas do público. A acção terminou com os agradecimentos transmitidos de forma individualizada, a cada um dos treinadores presentes, pelo Filipe Moreira, Director da «Jáplurivents» e pela entrega de lembranças aos prelectores e jornalistas. Percebeu-se que o público presente saiu satisfeito desta agradável «conversa» sobre futebol de alto nível, na cidade de Tondela.